Com Eleições próximas, conheça os partidos e movimentos que entregaram listas para as Autárquicas

Autárquicas estão marcadas para 26 de Setembro

As Eleições Autárquicas aproximam-se – estão marcadas para 26 de Setembro – e os partidos políticos e movimentos independentes entregaram, até esta segunda-feira, 2 de Agosto, as listas concorrentes nos vários concelhos algarvios. 

São certamente muitas mais, mas o Sul Informação reúne aqui as candidaturas que fizeram questão de enviar ao nosso jornal a informação sobre as suas listas ou a respetiva entrega nos tribunais.

Em FARO, PS, Bloco de Esquerda e a coligação “Unidos por Faro”, que junta PSD, CDS, MPT, PPM e Iniciativa Liberal, já entregaram as listas.

Esta última fez a entrega na passada sexta-feira, dia 30 de Julho, com a presença dos candidatos aos vários órgãos autárquicos.

 

Entrega de listas do PSD/Faro

 

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara, volta a candidatar-se, concorrendo a um inédito terceiro mandato consecutivo. Cristóvão Norte também volta a ser o cabeça de lista à Assembleia Municipal.

Para a União das Freguesias de Faro, avança o atual presidente Bruno Lage, e, em Montenegro, a mais jovem freguesia do concelho, a candidata é Virgínia Alpestana, que já assumira a presidência da Junta em 2020.

As novidades estão reservadas para a União das Freguesias de Conceição e Estoi, cuja lista será encabeçada pela jovem empresária independente Patrícia Cadete, e, para Santa Bárbara de Nexe, onde o candidato será o técnico de caixilharia e dirigente associativo Osvaldo Serro, também independente.

Na entrega das listas no Tribunal, estiveram ainda presentes Ofélia Ramos, presidente do PSD/Faro, Adriano Guerra, presidente do CDS/Faro, bem como os representantes locais da IL e MPT, respetivamente Daniel Viegas e Filipe Nascimento e, ainda, o presidente distrital do PPM David Calado.

O ato oficial foi preparado pelo mandatário da candidatura, o empresário e cidadão benemérito farense Aníbal Guerreiro.

O PS também entregou as listas, em Faro, na passada sexta-feira, num momento em que participou João Guerreiro, antigo reitor da Universidade do Algarve e mandatário da candidatura que pretende eleger João Marques como presidente da Câmara.

Nos restantes órgãos autárquicos, Luís Coelho é cabeça de lista à Assembleia Municipal e, nas Assembleias de Freguesia, candidatam-se Carlos Gordinho (União de Freguesias de Faro – Sé e S. Pedro), Fernando Ferradeira (Montenegro), José Jerónimo (União de Freguesias de Conceição e Estoi) e Eduardo Sousa (Santa Bárbara de Nexe).

Quanto ao Bloco de Esquerda, entregou esta segunda-feira, 2 de Agosto, as listas às Autárquicas, encabeçadas pelo médico Aníbal Coutinho que concorre à autarquia.

Os restantes candidatos são Célia Gonçalves, investigadora na Universidade do Algarve (Assembleia Municipal), Nuno Viana, designer (União de Freguesias de Faro) e José Moreira, professor universitário (União de Freguesias de Montenegro).

O mandatário da candidatura farense do Bloco de Esquerda é Manuel Dias Afonso, professor do ensino secundário aposentado.

No que diz respeito ao PAN, tem em Elza Cunha a candidata à Câmara Municipal. Este partido já entregou a sua candidatura no Tribunal, com Paulo Baptista a ser, além de número 2 à Câmara, o candidato à Assembleia Municipal e à Assembleia de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

Carlos Edgar é o cabeça de lista à União de Freguesias de Faro e Abílio Guerreiro à Assembleia de Freguesia do Montenegro.

Já a CDU tem como candidata à Câmara Catarina Marques, professora e deputada municipal.

Os restantes candidatos desta coligação são António Mendonça (Assembleia Municipal), Ricardo Catarro (Assembleia da Junta da União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), Isa Martins (Assembleia da Junta de Freguesia do Montenegro) e Sara Vitor (Assembleia da União das Freguesias de Conceição e Estoi) e ainda Sérgio Martins, atual presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, que se recandidata ao cargo.

 

Coligação “Portimão Mais Feliz”

 

Passando para PORTIMÃO, a coligação «Portimão Mais Feliz”, que junta CDS, Nós Cidadãos e Aliança, também já apresentou a sua candidatura às Autárquicas, liderada por Luís Carito, antigo vice-presidente da Câmara de Portimão eleito pelo PS e que esteve envolvido num processo judicial enquanto autarca.

O mandatário é Luís Batalau, médico pediatra que presidiu ao Conselho de Administração do Hospital do Barlavento Algarvio durante vários anos.

A advogada portimonense Ângela Venâncio Quadros lidera, como independente, a lista à Assembleia Municipal de Portimão.

José Pedro Caçorino, atual vereador do CDS na Câmara de Portimão, é o candidato proposto à Assembleia de Freguesia de Portimão, sendo César Barata, antigo vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alvor, o cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Alvor. Para a Mexilhoeira Grande, é Ricardo Coelho, empresário agrícola da Figueira, a encabeçar a lista.

A coligação «Um Novo Portimão», liderada pelo PSD e que integra ainda PPM e MPT, também já entregou as suas listas, com novidades como a escolha de Ana Fazenda, antiga vereadora socialista, para número 2 do candidato social-democrata Rui André, presidente cessante da vizinha Câmara de Monchique.

Quanto ao Bloco de Esquerda, deu entrada com as listas na passada sexta-feira, 30 de Julho, com João Vasconcelos, deputado na Assembleia da República e atual vereador, a voltar a ser o candidato à Câmara.

Pedro Mota encabeça a candidatura à Assembleia Municipal, sendo que José Conrado Dias é o mandatário.

Ainda em Portimão, Isilda Gomes volta a ser a candidata do PS à Câmara Municipal, para este que, se for eleita, será o seu terceiro e último mandato à frente da autarquia. O mandatário da candidatura é o médico João Amado.

Quanto à CDU, o cabeça de lista à Câmara é Nuno Cordas, enquanto Lurdes Melo se candidata à Assembleia Municipal.

 

Listas PS/Loulé

 

Em LOULÉ, as listas do PS, entregues esta segunda-feira, têm novos nomes. Pedro Pimpão, atual vice-presidente da Câmara, não faz parte dos candidatos, nem Heloísa Madeira, vereadora com o pelouro do Urbanismo.

A lista candidata à Câmara Municipal é liderada por Vítor Aleixo e tem quatro dos atuais vereadores – Ana Machado, Abílio Sousa, Carlos Carmo e Marilyn Zacarias, contando também com a presença de David Pimentel (Gestor), Adriana Guerreiro (Investigadora na UAlg), Abel Matinhos (Jurista) e Telma Brás (Professora).

Para a Assembleia Municipal, Carlos Silva Gomes, antigo Governador Civil, é o candidato.

Joaquim Pinto (Almancil), António Martins (Alte), José Fernando Carrusca (Ameixial), Nelson Brazão (Boliqueime), Telmo Pinto (Quarteira), Rute Leal (Salir), Carlos Filipe (São Clemente), Analídio Ponte (São Sebastião) e Carlos Faísca (União Freguesias Querença, Tôr e Benafim) são os candidatos às Assembleias de Freguesia.

Quanto ao PSD, também já tem as listas fechadas, apresentadas e entregues no Tribunal. Rui Cristina é o candidato à Câmara Municipal, onde também constam, nos lugares abaixo, João Paulo Sousa, Margarida Correia, Cláudio Lima, Carlos Martins, Maria João Fonseca, Inácio Machado, Isa de Brito, Paula Dias, José Ribeiro de Melo, Elsa Pires e Carlos Mestre Nunes.

À Assembleia Municipal, o cabeça de lista é o médico Pedro Rocheta.

António Gonçalves (Almancil), Sílvia Martins (Alte), Acácio Costa (Ameixial), José Borges (Boliqueime), Vítor Duro (Quarteira), Maria de Deus Domingues (São Clemente), José Leal (São Sebastião) e Margarida Correia (União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim) completam as listas.

Por seu lado, Tiago Grosso é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Loulé.

Ainda em Loulé, Vergílio Ambrósio foi o escolhido pela CDU para a Câmara e Carla Gomes à Assembleia Municipal.

O PAN candidata Ana Poeta à Câmara de Loulé, enquanto Amália Carrilho se apresenta à Junta de Freguesia de Quarteira, e Isabel Figueiras à de Almancil.

Neste concelho, há, pelo menos, outra candidatura: a de André Leman, como independente, à Assembleia de Freguesia de Almancil.

Em LAGOA, o PS apresentou publicamente os seus candidatos esta sexta-feira, 30 de Julho. Luís Encarnação, atual edil, volta a ser a cabeça de lista para a Câmara Municipal e Águas da Cruz à Assembleia Municipal.

Anabela Simão é número dois da sua lista e Ana Martins a número 3. A grande novidade da lista é Ruben Palma, atual chefe de Gabinete, que aparece em quarto lugar da lista, seguido de Mário Guerreiro, atual vereador.

Para as Assembleias de Freguesia, os candidatos são: Joaquim Varela (Estômbar e Parchal), Joaquim Paulo (Lagoa e Carvoeiro), Luís Alberto (Ferragudo) e Luís Bentes (Porches).

 

Entrega das listas do Movimento Lagoa Primeiro

 

Ainda neste concelho, o Movimento Lagoa Primeiro também já entregou as suas listas no Tribunal de Portimão. Francisco Martins, antigo presidente da Câmara eleito pelo PS, volta a concorrer ao cargo, mas agora como independente.

O cabeça de lista à Assembleia Municipal será Alves Pinto, engenheiro civil de 73 anos, enquanto o candidato à União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro é Paulo Bernardo, 43 anos, técnico superior de desporto.

Para a Junta de Freguesia de Porches, este movimento independente escolheu Pedro Silva (empresário, de 41 anos).

Clemente Camarinha, contabilista com 58 anos, é o cabeça de lista à União de Freguesias de Estômbar e Parchal, e Pedro Cardoso, 41 anos, chefe da Estação Salva-Vidas, é o candidato a Ferragudo.

Quanto ao PSD, que já liderou a Câmara, escolheu Mário Vieira como cabeça de lista à Câmara e José Inácio, antigo edil, para a Assembleia Municipal.

Em termos de candidatos às Juntas de Freguesia, os social-democratas lagoenses apresentam ainda o antigo vereador Luís Tito à União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

João Rodrigues, mais conhecido como João da Fábrica, empresário marítimo-turístico, é o cabeça de lista à Junta de Freguesia de Ferragudo, enquanto Eduardo Ferreira, técnico de refrigeração e climatização e presidente na Sociedade Recreativa Irmãos Unidos – Mexilhoeira da Carregação, se candidata à UF de Estômbar e Parchal.

Por último, Ana Rita Boto, advogada e presidente da “Lobos do Mar Associação de Pescadores do Algarve”, é a candidata do PSD à Freguesia de Porches.

 

Lista PS São Brás de Alportel

 

Passando para SÃO BRÁS DE ALPORTEL, PS e PSD também já têm as listas fechadas e entregues no tribunal. No caso dos socialistas, nada muda: Vítor Guerreiro recandidata-se ao cargo de presidente (com Marlene Guerreiro, Acácio Martins, David Gonçalves e Eugénia Narra nas outras posições), bem como Ulisses Brito (Assembleia Municipal) e João Rosa (Junta de Freguesia).

Hugo Faria, antigo futebolista profissional que jogou em clubes como a União de Leiria, é o mandatário da candidatura.

 

Lista PSD São Brás de Alportel

 

O PSD também voltou a apostar, mais uma vez, em Bruno Sousa Costa para a Câmara Municipal, escolhendo Fabiano Rodrigues para a Assembleia Municipal e Cesaltina Conceição para a Junta de Freguesia. O mandatário é Rui Eusébio.

Já a CDU escolheu Antonino Costa como candidato à Câmara. Mário Cunha é o escolhido para a Assembleia Municipal e Adriana Cavaco à Junta de Freguesia.

Em VILA DO BISPO, o grupo de cidadãos “Somos pelo Concelho” entregou, na passada sexta-feira, 30 de Julho, no Tribunal de Lagos, as listas para as autárquicas.

 

Dino Lourenço

 

Dino Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Vila do Bispo e Raposeira, é o candidato à Câmara, numa lista que também conta com Luís Paixão, presidente da Junta de Freguesia de Sagres.

Quanto ao PS, entregou as listas, na manhã desta segunda-feira, 2 de Agosto, aos vários órgãos autárquicos de Vila do Bispo.

O momento, acompanhado por Luís Graça, presidente do PS/Algarve, contou com Rute Silva, atual presidente da Câmara e que se candidata pela primeira vez ao cargo, bem como Armindo Vicente, cabeça de lista à Assembleia Municipal.

 

Listas PS de Vila do Bispo

 

Os restantes concorrentes são: Ana Custódio (Budens), André Pinheiro (Sagres) e Rui Carriço (Vila do Bispo e Raposeira).

O mandatário de campanha é José Luís Mateus e a mandatária financeira Márcia Francisco.

No PSD, Paula Freitas é a candidata à Câmara e, pela CDU, Alexandre Estradas.

No vizinho concelho de LAGOS, a CDU também já apresentou as suas listas, entregando-as no Tribunal.

Alexandre Nunes é o candidato à Câmara e José Manuel Freire à Assembleia Municipal. Para as Assembleias de Freguesias, esta coligação que junta PCP e PEV escolheu Manuel Catarino (Odiáxere), Maria José Cintra (Luz) e Luís Fagundes (S. Gonçalo de Lagos).

Ainda em Lagos, o PAN entregou as suas listas esta segunda-feira. Maria João Sacadura é a candidata quer à Câmara, quer à Assembleia Municipal.

Hugo Pereira, atual presidente (PS), candidata-se pela primeira vez ao cargo que ocupa, enquanto Pedro Palma Moreira é a escolha do PSD.

 

 

Candidatos da Iniciativa Liberal a Silves

 

Continuando pelo Barlavento, a Iniciativa Liberal vai concorrer em SILVES, tendo entregue as listas esta sexta-feira, 30 de Julho.

António Sequeira é o candidato à Câmara Municipal, enquanto Daniel Silva, residente em São Bartolomeu de Messines, foi o escolhido para a Assembleia Municipal.

Por fim, Bruno Faria candidata-se à Freguesia de Silves.

Rosa Palma, da CDU, quer continuar à frente dos destinos da autarquia e concorre a um terceiro e último mandato. Para a Assembleia Municipal, há novidades, com Débora Quaresma a ser a escolhida como cabeça de lista.

As candidaturas autárquicas da CDU para Silves ficam fechadas com Tito dos Santos Coelho (Junta de Freguesia de Silves), Carla Benedito (São Bartolomeu de Messines), Raul Santos (Alcantarilha e Pêra), Dário Grave (Algoz-Tunes) Alice dos Santos (Armação de Pêra) e Luís Rafael (São Marcos da Serra).

O PS, que também já liderou a Câmara de Silves, tem como cabeça de lista Luís Guerreiro. Os socialistas candidatam ainda Roberto Cabrita à União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra.

Por seu lado, o PSD, outro partido que já esteve à frente da autarquia, candidata João Garcia.

Em TAVIRA, o PS entregou esta segunda-feira as listas às autárquicas, num momento acompanhado pelo mandatário Jorge Botelho, por Margarida Flores, coordenadora das Mulheres Socialistas, e por João Pedro Rodrigues, presidente do PS/Tavira.

 

Listas do PS em Tavira

 

À cabeça de uma lista para a Câmara profundamente remodelada, está Ana Paula Martins, atual edil, enquanto José Manuel Guerreiro (outro nome novo) encabeça a lista à Assembleia Municipal.

Ângelo Pereira (Junta de Freguesia de Conceição e Cabanas de Tavira), Carla Martins (Junta de Freguesia de Santa Luzia), Carlos Sousa (Junta de Freguesia de Santa Catarina de Fonte do Bispo), Jorge Francisco da Silva (Junta de Freguesia de Luz de Tavira e Santo Estevão), José Mateus (Junta de Freguesia de Tavira – Santa Maria e Santiago) e Maria Otília Cardeira (Junta de Freguesia de Cachopo) fecham as listas.

Dinis Faísca, antigo chefe de gabinete de Francisco Amaral em Castro Marim, também é candidato à Câmara Municipal. Apesar de independente, tem o apoio do PSD.

Elisabete Romão é a cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal, enquanto Pedro Soares é o primeiro candidato à Assembleia Municipal.

Quanto a VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, a candidatura independente “Construir o futuro” já foi entregue no Tribunal, contando com o arqueólogo Marcelo Jerónimo como candidato a presidente da Câmara.

 

Candidatura independente “Construir o Futuro”

 

Alberto Ferreirinho, chefe de finanças aposentado, candidata-se à Assembleia Municipal, José Botequilha, reformado do Casino de Monte Gordo, à Junta de Freguesia de Monte Gordo, Gonçalo Gil, geógrafo, à Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela, e Tininha Branquinho Murta, técnica de contabilidade, à Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António.

O mandatário é o médico José Dourado.

Vila Real de Santo António tem ainda o regresso de um nome bem conhecido: Luís Gomes, antigo presidente da Câmara, volta a candidatar-se pelo PSD.

Num concelho que já foi comunista, Álvaro Leal é o cabeça de lista à Câmara (CDU). Pelo PS, avança Álvaro Araújo, enquanto Saúl Rosa concorre pelo PAN, na primeira vez que esta força política concorre ao concelho.

Maria Celeste dos Santos é a candidata do Bloco de Esquerda à Câmara e Mário Fernando Ascensão de Matos é o 1º candidato à Assembleia Municipal pelos bloquistas.

Em ALBUFEIRA, Desidério Silva lidera o movimento independente “Por Albufeira”, que quer levar o antigo presidente da Câmara (então eleito pelo PSD) de volta à cadeira do poder. 

O mandatário é Augusto Lopes e os candidatos às Assembleias de Freguesia são: Maria Emília Bexiga (Paderne), Rui Marrachinho (Guia), Filipe Rosa (Ferreiras) e Filipa Sousa (Albufeira e Olhos de Água). Raul Ferreira é o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Albufeira.

José Carlos Rolo, apesar de ser o atual presidente da Câmara, concorre ao cargo pela primeira vez (PSD), num concelho que conta ainda com as candidaturas de Ricardo Clemente (PS) – um repetente -, Nélson Trindade (CDU) e Abel Zua, comandante dos Bombeiros de Albufeira, que lidera outro movimento independente.

Em OLHÃO, António Pina, presidente da Câmara, volta a candidatar-se pelo PS e tem como um dos principais opositores Álvaro Viegas (PSD), antigo presidente da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL).

Jorge Costa, que foi atleta olímpico, é o escolhido pela CDU para a Câmara.

O PAN apresenta-se, pela primeira vez, às eleições autárquicas, em Olhão, tendo como cabeça de lista à Câmara o engenheiro de Ambiente Alexandre Pereira, de 41 anos.

Quanto a ALCOUTIM, Osvaldo Gonçalves, que lidera a Câmara desde 2013, recandidata-se para um terceiro mandato pelo PS, enquanto Carlos Ludovico (PSD) vai tentar roubar a Câmara aos socialistas. Luísa Barros é a cabeça de lista da CDU.

Ali perto, em CASTRO MARIM, Francisco Amaral (PSD) quer continuar a longa carreira autárquica, em mais um mandato como presidente de Câmara. Rosa Nunes foi a escolha do PS e Paula Santos a da CDU.

Por sua vez, ALJEZUR promete ter umas eleições renhidas. Além de José Gonçalves (PS), que tenta continuar na liderança da Câmara, Manuel Marreiros, que foi autarca de 1989 a 2001 (como presidente da Câmara eleito pelo PS) e de 2001 a 2009 (na Assembleia Municipal, também eleito pelo PS), está de regresso, numa candidatura independente.

Na corrida estão ainda Hélder Cabrita (PSD) e Celso Costa (CDU). Sofia Costa é a candidata dos comunistas à Assembleia Municipal de Aljezur.

Por fim, em MONCHIQUE, agora que o social-democrata Rui André já não se pode voltar a recandidatar a esta Câmara, o candidato do PSD é Bruno Estremores.

Quanto ao PS, volta a apresentar Paulo Alves.

André Varela é o candidato da CDU à Câmara de Monchique, enquanto António Justino será o cabeça de lista para a Assembleia Municipal.

 

 

 



Comentários

pub