Desidério lança candidatura que «não é contra ninguém», é «por Albufeira»

Movimento independente engloba «cidadãos e cidadãs independentes que não se reveem num partido político»

Desidério Silva – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Desidério Silva, que já foi presidente da Câmara de Albufeira e da Região de Turismo do Algarve, e quer voltar a ocupar a cadeira da presidência autárquica na autodenominada “capital do turismo”, apresentou hoje a sua candidatura. «Não posso estar quieto, de braços cruzados», confessou.

Depois de, em Julho do ano passado, se ter demitido do PSD, triste pelo facto de o partido não querer a sua colaboração, nem aproveitar o seu know-how, o candidato à Câmara Municipal apresenta-se agora à frente do movimento independente «Desidério por Albufeira».

E fez questão de frisar, na apresentação ao ar livre, que se trata de uma candidatura que «não é contra ninguém, não é contra a Câmara atual», também «não é para fazer carreira política, porque já a fiz», garantindo que a sua campanha «vai ser toda pela positiva».

O movimento que o apoia, sublinhou, engloba «cidadãos e cidadãs independentes que não se reveem num partido político». As equipas que se irão candidatar a todos os órgãos – Câmara, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia – «estão a constituir-se com liberdade total», tendo como critérios apenas a «competência» e a «disponibilidade e vontade de fazer diferente».

Desidério Silva acrescentou que «muitas das pessoas que convidei disseram-me que, se fosse por um partido, não aceitavam. Mas assim, num movimento independente, estão cá».

Além disso, sublinhou, há «muitas mulheres neste processo», e não apenas «em lugares decorativos, estão em lugares elegíveis ou são mesmo elas as cabeças-de-lista». É o caso de Filipa Sousa, que será a cabeça de lista à União de Freguesias de Albufeira e Olhos d’Água, ou de Emília Bexiga, antiga presidente da Concelhia do PS albufeirense, mas que agora será candidata à Junta de Freguesia de Paderne, por este movimento independente.

Curiosamente, hoje, dia 10 de Março, completam-se nove anos sobre a vitória de Filipa Sousa noutras lides bem diferentes da política, no Festival da Canção. «Nem me lembrava disso, mas enviaram-me há pouco uma mensagem a dar-me os parabéns», comentou com o Sul Informação.

«Nunca pensei em meter-me na política e só o faço porque não se trata de um partido, mas de um movimento de cidadãos que quer fazer mais por Albufeira. A minha terra já me deu muito, nestes anos, agora é tempo de eu lhe dar alguma coisa», acrescentou a jovem candidata.

Os restantes cabeças de lista foram também anunciados por Desidério Silva: são eles Raul Ferreira à Assembleia Municipal, Rui Marrachinho, à Junta de Freguesia da Guia, e Filipe Rossa, à Junta de Ferreiras. O mandatário é o advogado Augusto Lopes.

 

Filipa Sousa com o decano jornalista Arménio Aleluia Martins – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Se ganhar, o que espera Desidério Silva encontrar na Câmara de Albufeira, de onde saiu há nove anos, para ocupar a presidência da Região de Turismo do Algarve? «Espero encontrar uma Câmara que não está tão bem como a deixei», respondeu o candidato.

Entre o que está mal, destacou os «departamentos [da Câmara] a precisar de uma intervenção musculada».

«Sinto-me muito mais competente, conhecedor e disponível agora do que quando saí da Câmara de Albufeira», acrescentou ainda.

Desidério Silva irá assim disputar a Câmara Municipal de Albufeira ao atual presidente José Carlos Rolo (PSD), que era seu vice-presidente quando, em 2012, a onze meses de terminar aquele que teria de ser o seu terceiro e último mandato consecutivo à frente da autarquia, Desidério saiu para a RTA.

Aliás, Rolo já foi duas vezes presidente da autarquia albufeirense sem nunca ter sido ele o cabeça de lista. Da primeira vez, sucedeu a Desidério, de quem era vice-presidente, quando este foi eleito para a RTA. Da segunda – o atual mandato -, sucedeu a Carlos Silva e Sousa, após a sua inesperada morte, em Fevereiro de 2018. Ao que tudo indica, é desta que José Carlos Rolo será finalmente o candidato do PSD à presidência da Câmara.

Mas a candidatura de Desidério não é a única dissidente da área social-democrata a surgir em Albufeira. Abel Zua, comandante dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, estrutura que até é apoiada financeiramente pela autarquia, também já manifestou a sua intenção de liderar um movimento independente para se candidatar nas eleições que deverão ter lugar em Outubro próximo.

Esta divisão por três candidaturas – Rolo, Desidério e Zua – poderá beneficiar o PS, que deverá voltar a apresentar como cabeça-de-lista o atual vereador sem pelouros Ricardo Clemente. Nas eleições autárquicas anteriores, os socialistas conseguiram eleger três vereadores, dos sete que a Câmara de Albufeira tem (incluindo o presidente).

Desta vez, a haver uma dispersão de votos, será que não poderá acabar por ser eleita uma Câmara ingovernável? Desidério Silva considera que, se for eleito presidente, como espera, ainda que não consiga maioria, terá capacidade para «estabelecer consensos». No entanto, frisou, «não acredito que os albufeirenses se tenham esquecido dos meus dez anos à frente da Câmara de Albufeira e do impulso que demos ao concelho».

 

Desidério com alguns elementos da sua equipa – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

No seu discurso de lançamento da candidatura, Desidério recordou os «25 anos da minha vida dedicados à causa pública, onde abracei de corpo e alma todos os projetos a que me propus, quer no movimento associativo, quer na presidência da Câmara de Albufeira, quer na presidência da Região de Turismo do Algarve».

«A experiência adquirida permite-nos analisar as coisas de outro modo, e entendi que 25 anos de tanto trabalho, com honestidade e competência, não deveriam ser colocados na prateleira, porque ainda há tanto por fazer!», disse.

Fazendo um mea culpa, admitiu: «claro que nem tudo foi perfeito e há coisas que, nos dias de hoje, seriam feitas de outra forma, mas estamos sempre a tempo de “limar arestas”, melhorar e corrigir as coisas que não correram tão bem quanto era expectável nos mandatos passados enquanto presidente da Câmara Municipal de Albufeira».

Aliás, a esse nível, o candidato independente salientou que «Albufeira precisa de uma dinâmica nova, de uma intervenção mais humana e solidária, necessita sobretudo de renovar e reinventar a sua oferta (turística e não só)». E mesmo nesta área do Turismo, fortemente abalado pela pandemia – Albufeira está a ser o concelho mais afetado, em todo o Algarve, salientou em conversa com o Sul Informação – é preciso que o município trace «um outro rumo», para «não ter só sol e praia para oferecer».

A apresentação da candidatura do Movimento Independente «Desidério por Albufeira», apenas para jornalistas e conforme as normas da DGS, foi feita ao ar livre, num espaço sobranceiro à praia do Peneco, o Jardim Dr. Frutuoso da Silva, curiosamente uma obra do candidato, quando estava à frente da autarquia albufeirense.

 

Clique aqui para conhecer o discurso de apresentação na íntegra

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub