Ana Fazenda é a número 2 de Rui André na candidatura à Câmara de Portimão

Listas incluem muitos jovens e mulheres, bem como independentes

Ana Fazenda é a número 2 da lista encabeçada pelo social-democrata Rui André à Câmara Municipal de Portimão. 

Trata-se de uma escolha que causou alguma surpresa, pelo facto de Ana Fazenda ter sido uma destacada figura do PS portimonense, depois de ser presidente da Junta de Freguesia de Portimão e vereadora com os pelouros da Ação Social e da Cultura no primeiro executivo liderado pela socialista Isilda Gomes.

No entanto, Ana Fazenda acabou por se incompatibilizar com a atual presidente da Câmara de Portimão, e, nas Eleições Autárquicas de 2017, recusou descer da 3ª para a 4ª posição da lista do PS, preferindo ficar fora do rol de candidatos.

Retirando-se da política autárquica, Ana Fazenda foi até há pouco a coordenadora regional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Algarve, cargo onde aproveitou a vasta experiência a lidar com estas questões, acumulada ao longo de muitos anos à frente da Junta de Freguesia e na Câmara de Portimão.

Em Janeiro passado, foi notícia por ter sido uma das pessoas ligadas aos órgãos sociais do Centro de Apoio a Idosos de Portimão que teria sido vacinada sem, alegadamente, ter ainda direito a isso. Mas, porque a vacina foi justificada pelas funções que então também desempenhava nessa instituição portimonense, o processo levantado pelo Ministério Público contra ela acabou por ser arquivado.

A antiga vereadora, com muita experiência dos meandros do funcionamento da Câmara de Portimão, é apontada como uma mais valia para a candidatura a esta autarquia por parte do social-democrata Rui André, ainda presidente da vizinha Câmara de Monchique, mas na qual já atingiu o limite de mandatos.

Em declarações ao Sul Informação, Ana Fazenda disse ter sido «desafiada» por Rui André para aceitar esta candidatura. «Porque o conheço bem, sei do seu perfil humanista, de entrega à população, pensei algum tempo e decidi aceitar».

A candidata a vice-presidente diz-se «muito contente por poder integrar este projeto, de proximidade, feito pela positiva», esperando que a candidatura possa «fazer a diferença».

Por seu lado, o cabeça-de-lista Rui André, cujos cartazes de campanha começaram a ser colocados esta semana, explicou, na sua página de Facebook, que «por impedimento legal e não me podendo recandidatar à presidência da Câmara de Monchique, aceitei o desafio de colocar ao serviço de Portimão e dos Portimonenses a minha experiência autárquica, aliada à juventude que ainda me caracteriza e a uma vontade enorme de transformar esta cidade e todas as suas freguesias num concelho com mais qualidade de vida, elevando as suas enormes potencialidades e afirmando Portimão como uma cidade liderante e mais afirmativa no contexto regional e nacional».

O candidato agradece a «todos aqueles que se disponibilizaram para trabalhar neste novo e motivante projeto», agradecendo ainda «a entrega e o empenho a esta causa comum», mas «saudando também aqueles que, na mesma convicção, se apresentarão a votos no dia 26 de Setembro em representação de outras forças políticas».
Na dura tarefa de tentar destronar a socialista Isilda Gomes, Rui André salienta ter a seu lado «uma equipa jovem e motivada, composta por candidatos de excelência e com experiência autárquica, movidos por uma determinação inabalável na defesa dos interesses do concelho e da sua população».
Foto de grupo na entrega das listas no Tribunal de Portimão

 

A lista do PSD à Câmara de Portimão integra ainda outros nomes conhecidos da cidade e do concelho, como Ricardo Oliveira, Filipa Mimoso, ligada à Chapelaria Ideal, Ileana Rosendo França, filha de um histórico do PSD portimonense, ou mesmo o surfista Francisco Canelas.

O autarca é o cabeça-de-lista da coligação «Um Novo Portimão», liderada pelo Partido Social Democrata e que integra ainda o PPM – Partido Popular Monárquico e o Movimento Partido da Terra, e que se apresenta a eleições em todos os órgãos autárquicos do concelho de Portimão – Câmara Municipal, Assembleia Municipal, e Assembleias de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande.

A lista à Assembleia Municipal é encabeçada, como em 2017, por Carlos Gouveia Martins, presidente da Concelhia do PSD, tendo como número dois um histórico laranja, Natalino Alves. A primeira surpresa nesta lista surge no nome escolhido para número 3, uma vez que se trata da advogada Cristina Velha, que já era deputada municipal, mas pelo Movimento Nós Cidadãos.

As listas às Freguesias são lideradas por Ricardo Silva (Portimão), bombeiro de 1ª, figura bem conhecida na cidade, bem como por Hugo Carrajola Teixeira (Alvor), cozinheiro e líder de uma banda de tributo aos Doors, e Carmen Esteves (Mexilhoeira Grande), ligada ao teatro comunitário desta vila.

Carlos Gouveia Martins, presidente do PSD/Portimão, sublinhou ao Sul Informação o facto de as listas integrarem «muita gente nova e não só militantes do PSD». Há ainda listas em que a paridade está ao contrário do que é habitual, ou seja, onde há mais mulheres do que homens. É o caso da lista para a Câmara, que integra 5 mulheres e 4 homens, ou da candidatura à Freguesia da Mexilhoeira Grande, também com 5 mulheres e 4 homens.

Quanto aos dois restantes partidos que integram a coligação «Um Novo Portimão», têm pouca expressão nas listas. Dos 27 candidatos à Assembleia Municipal, dois são indicados pelo MPT e outros tantos pelo PPM. As listas à Câmara ou às Freguesias não incluem ninguém dessas outras formações, nem nos suplentes.

 

Eis as listas completas da coligação «Um Novo Portimão» (PSD+PPM+MPT):

Clique aqui para conhecer a lista à Câmara Municipal (PDF)

Clique aqui para conhecer a lista à Assembleia Municipal (PDF)

Clique aqui para conhecer a lista à Assembleia de Freguesia de Portimão (PDF)

Clique aqui para conhecer a lista à Assembleia de Freguesia de Alvor (PDF)

Clique aqui para conhecer a lista à Assembleia de Freguesia da Mexilhoeira Grande (PDF)

 

 

 



Comentários

pub