Saúl Rosa é o candidato do PAN à Câmara, à Assembleia e às freguesias de VRSA

Saúl Rosa é instrumentista de orquestra e ativista ambiental

Saúl Rosa é o candidato do PAN à Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, à Assembleia Municipal e também às freguesias de Vila Real de Santo António, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela, anunciou, esta sexta-feira, 2 de Julho, o partido.

Saúl Rosa, com 31 anos, é instrumentista de orquestra e ativista ambiental.

«Esta é uma candidatura histórica. É a primeira vez que o PAN se apresenta a votos em Vila Real de Santo António e fazemo-lo com vontade de trabalhar de forma íntegra e envolvendo os vila-realenses, os montegordinos e os cacelenses nos processos de decisão. A população está cada vez mais desconfiada e desiludida com o poder autárquico local e o projeto político dos últimos anos no concelho falhou em todos os aspetos. O PAN pretende colocar um ponto final neste capítulo infeliz na histórica cidade pombalina e, sem a dicotomia divisória de esquerda e direita, fazer avançar as causas que movem o partido e que nos unem: sociais, ambientais e de proteção animal», refere Saúl Rosa.

Na administração municipal, o PAN acredita que «a transparência é fundamental, principalmente em matéria de prestação de contas. Entre outras medidas, o partido propõe a realização de uma auditoria independente às contas do município nos últimos anos, que permita perceber o estado atual da gestão do poder local e possibilitar soluções adequadas para mitigar as consequências socioeconómicas no presente, erradicando-as no futuro».

Na habitação, considera o partido, «são essenciais medidas concretas que facilitem o acesso a casas condignas pelos cidadãos e cidadãs».

«Os anteriores executivos não têm apresentado soluções para este problema e enquanto isso a população recebe ultimatos para escolher entre a compra forçada dos imóveis ou o desalojamento pelas empresas que os detêm», considera Saúl Rosa.

O PAN defende que «o arrendamento precário deve ser erradicado» e, por isso, garante, «irá apostar num reforço do investimento na reabilitação e criação de habitação pública para arrendamento acessível, através da mobilização de património ao cuidado do Estado ou do Município. Irá dotar também o Orçamento Municipal de verba adequada no sentido de dar resposta aos problemas identificados no Arrendamento Jovem».

Na cultura, o PAN quer criar novos projetos cooperativos em parceria com instituições de ensino reconhecidas e outras entidades capazes de promover esta aprendizagem.

“Desta forma, pretendemos disponibilizar a cidadãos e cidadãs, associações e mecenas, ferramentas que permitam que novas formas de cultura e arte de proximidade com a comunidade floresçam preservando a herança cultural existente”, explica Saúl Rosa.

Na área da Proteção e Bem-Estar Animal, o PAN defende que Vila Real de Santo António deve ter um centro de recolha oficial de animais devidamente legalizado, porque «só assim será possível dar resposta ao crescimento exponencial do número de animais abandonados na
cidade. O partido ambiciona também implementar um hospital veterinário municipal solidário que garanta cuidados médico-veterinários a todos os animais, principalmente aos pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, a animais de abrigos e associações zoófilas e a animais errantes, cuja responsabilidade sobre a sua saúde e bem-estar pertence ao município».

O PAN quer ainda preservar a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António ou o Parque Natural da Ria Formosa que «são zonas cruciais para a preservação da biodiversidade, e mais do que um mero recurso económico ou turístico, fazem parte da nossa identidade e da nossa História, contribuindo também para a mitigação das alterações climáticas – o desafio da nossa geração».

«Acreditamos que em conjunto devemos fazer todos os esforços para garantir a preservação destes ecossistemas e, como tal, defendemos estudos de impacte ambiental para as intervenções nestas zonas, como a tão falada reposição do cordão dunar e o desassoreamento da barra e dos canais de navegação, medidas que poderão ser necessárias em Cacela Velha. No caso de serem concretizadas, devem ser realizadas com os devidos cuidados, precavendo eventuais danos ambientais, em espécies e habitats protegidos», defende Saúl Rosa.

Ainda a nível ambiental o PAN pretende pôr fim «às podas radicais que têm transformado árvores em postes».

«As árvores são fontes de vida, de biodiversidade, de oxigénio, retêm CO2, reduzem a poluição atmosférica, oferecem-nos sombra, contribuem para diminuir a temperatura ambiente, entre tantos outros benefícios. Não faz sentido este tipo de ações contra o património arbóreo, umas das riquezas das gentes de Vila Real de Santo António», conclui o candidato.

 



Comentários

pub