Rui André é o candidato do PSD à Câmara de Portimão

Candidatura do experiente autarca foi aprovada pela Comissão Política Distrital e pela Comissão Política Nacional dos social-democratas

Rui André, atual presidente da vizinha autarquia de Monchique, é o candidato do PSD à Câmara Municipal de Portimão. O cabeça-de-lista acaba de ser anunciado formalmente por José Silvano, secretário-geral dos social-democratas.

Rui André foi eleito em 2009 para a Câmara Municipal de Monchique, arrebatando ao PS esta que era uma Câmara emblemática dos socialistas, até por ter sido, durante 27 longos anos, dirigida por um dos dinossauros autárquicos, Carlos Tuta.

A candidatura do experiente autarca foi aprovada já pela Comissão Política Distrital e, na terça-feira à noite, pela Comissão Política Nacional.

Após três mandatos consecutivos, Rui André, 46 anos, professor de Artes Visuais, já não se pode voltar a candidatar à sua terra natal de Monchique. Escudado pelo trabalho de 12 anos que fez na autarquia serrana, surge agora como o candidato do seu partido de sempre à Câmara Municipal de Portimão, o segundo mais populoso concelho do Algarve.

Rui André é licenciado em Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja (1999). Foi professor de Educação visual.

Frequentou a Pós-Graduação em Arqueologia e Património no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2002). Realizou o Programa interuniversitário em Roterdão, na Holanda Hogeschool Roterdam & Omstreken University of Professional Education (1998).

É especializado em “Arte, Computadores e Educação”, em Dordrecht, promovido pelo Departamento de Arte e Design de Birmingham – University of Central England (1998). É especializado em Educação Especial e Terapia de Arte, em Dordrecht – Holanda (1998).

Frequentou o Master Internacional de Criatividade Aplicada Total da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (1999).

Em termos políticos, Rui André liderou da JSD Monchique, foi vice-presidente do PSD Algarve, foi vereador na autarquia monchiquense entre 2001 e 2005, e foi presidente do PSD local.

Em 2018, por proposta da Associação Nacional de Municípios Portugueses, foi eleito representante de Portugal no Comité das Regiões da União Europeia. É também vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

Rui André, pelo trabalho desenvolvido em Monchique, é apresentado como um «autarca modelo», que poderá trazer a sua experiência de mais de uma década para a Câmara de Portimão.

A candidatura de Rui André, que foi um dos nomes sujeitos a pré avaliação pelo eleitorado portimonense através de uma sondagem, surge depois de se ter gorado o apoio do PSD local a Luís Carito, antigo vice-presidente da Câmara de Portimão e figura de proa do PS regional, tal como o Sul Informação deu conta em primeira mão.

Carlos Gouveia Martins, presidente da Secção Concelhia do PSD/Portimão, disse ao nosso jornal que a candidatura de Rui André deverá contar com o apoio de outros partidos, com os quais ainda prosseguem conversações para uma possível plataforma de coligação.

Quanto a Luís Carito, a Concelhia do CDS/PP portimonense confirmou, em reunião na passada segunda-feira à noite, o seu apoio à candidatura.

O volte face no previsto apoio dos social-democratas de Portimão ao antigo vice-presidente da Câmara socialista levou entretanto a uma demissão na Comissão Política Concelhia do PSD, a do seu vice-presidente João Rosado, que se mantém como apoiante de Carito.

 

 



Comentários

pub