2014, o ano que começou sob o signo da tempestade Hércules

O ano de 2014 começou com a tempestade Hércules a semear destruição por todo o litoral do Barlavento e da […]

temporal no cabo de s vicente_sebastiao pernesO ano de 2014 começou com a tempestade Hércules a semear destruição por todo o litoral do Barlavento e da costa ocidental. Mas, como tantas vezes acontece, o temporal também suscitou fotografias belíssimas que inundaram as redes sociais.

Os primeiros meses foram marcados pelos conflitos na saúde, em especial à volta do Centro Hospitalar do Algarve, em parte alimentados pelas decisões do seu administrador Pedro Nunes. Mas, com o passar dos meses, a polémica parece ter acalmado.

Mas as polémicas não deram tréguas ao longo de 2014. A mais falada foi talvez a do fecho da passagem de nível para peões em Olhão, que motivou ataques de vandalismo, uma manifestação e muita contestação.

Se os incêndios deram tréguas em 2014 – em grande parte devido à ajuda de São Pedro -, houve, no entanto, graves acidentes a lamentar – uma explosão de gás brutal numa casa no concelho de Lagoa matou os seus dois moradores, enquanto ao largo de Sagres um piloto solitário morreu, quando a avioneta em que seguia se despenhou no mar. Também no mar, mas na barra da Armona, morreria afogado um pescador da pesca da ganchorra.

Quanto ao tão esperado recomeço das obras da EN125, a montanha pariu um rato, já que pouco ou nada foi feito, apesar do aparato mediático do relançamento dos trabalhos.

Situação que foi piorando ao longo do ano, foi a da Câmara de Portimão. Afetada por uma dívida astronómica, a Câmara procurou a saída primeiro no PAEL, que foi recusado, depois no Fundo de Apoio Municipal, ainda sem decisão. A autarca Isilda Gomes decidiu extinguir a empresa municipal Portimão Urbis e causou a revolta popular ao implementar a nova Taxa Municipal de Proteção Civil.

Mas foi também um ano marcado por iniciativas inéditas, como a da série de visitas que o reitor da Universidade do Algarve fez a 14 dos 16 municípios da região e que permitiu estreitar relações e dar a conhecer a realidade de cada concelho.

Mostrando que a região algarvia é feita por gente de fibra, ao longo do ano que ontem terminou também houve muitas notícias de empresas e pessoas empreendedoras, de prémios nacionais e internacionais, de novas ideias, projetos e criações.

Aqui fica, mês a mês, um balanço dos principais acontecimentos do ano:

Janeiro

tempestade carvoeiroO mês de Janeiro de 2014 começa com mau tempo – tão mau que até terá direito a nome: Tempestade Hércules – deixando um rasto de destruição, felizmente sem vítimas, pela costa portuguesa, nomeadamente no Algarve. Logo no dia 4, e devido ao temporal no mar, o navio de cruzeiros português «Funchal» é obrigada a ficar ao largo do Porto de Portimão, onde não consegue entrar por falta de um rebocador que auxilie a manobra.

No dia 6, a tempestade Hércules atinge o Algarve em força- na costa sul, o mar destroi a piscina da Marina de Portimão e provoca prejuízos em Carvoeiro, Ferragudo, Armação de Pêra e Sagres. Estruturas à beira mar, como restaurantes e apoios de praia são varridos pelas águas. Na costa ocidental, os concelhos de Vila do Bispo e Aljezur são também fustigados fortemente. A tempestade foi de tal ordem que, em Sines, foi registada uma onda de 14,9 metros.

Entretanto, o verniz estala no Centro Hospitalar do Algarve. A administração de Pedro Nunes é contestada de forma inédita, através de uma carta enviada pelos médicos assistentes do CHA, alertando para a «degradação dos cuidados de saúde» sete meses depois da fusão dos hospitais algarvios. A carta de três páginas foi assinada por 183 dos 220 médicos especialistas dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. É o início de um longo processo de contestação, que iria dar origem a manifestações populares, contrataques de Pedro Nunes, nomeadamente com acusações graves aos médicos.

No lado das boas notícias, um mega-evento traz 15 mil vendedores da Mercedes ao Algarve durante três meses. Vindos de todo o mundo, esses vendedores ficam instalados no “renascido” resort dos Salgados, no concelho de Albufeira.

Foi finalmente publicada a portaria que facilita vida a pescadores e mariscadores lúdicos na Costa Vicentina, ao mesmo tempo que o Conselho de Ministros aprova a agregação dos portos comerciais do Algarve (Portimão e Faro) e a Administração do Porto de Sines.

Melhoramentos nos portos de Portimão e Faro (55 milhões) e a modernização e eletrificação da Linha do Algarve (55 milhões) são os dois únicos investimentos previstos para a região na lista dos 30 projetos prioritários escolhidos pelo Grupo de Trabalho para as infraestruturas de elevado valor, criado pelo Governo. De fora, fica a Requalificação da EN125, bem como outros investimentos nos portos de pesca e de náutica do Algarve.

Fevereiro

cordao humano_1Em Fevereiro, a contestação à administração de Pedro Nunes, no Centro Hospitalar do Algarve, continua em força. Logo no início do mês, um cordão humano no hospital de Portimão, com mais de 400 pessoas, até apostou no humor e levou fraldas e almofadas de prenda.

Pedro Nunes iria acusar, em entrevista ao Sul Informação, de ser «tonta» a médica que explicou a um doente cardíaco que teve alta a razão da falta de um exame. Estas palavras do administrador do CHA viriam a valer-lhe um processo disciplinar, levantado pela Ordem dos Médicos.

Mas nem tudo são más notícias na saúde. O médico Armin Bidarian Moniri, do Serviço de Otorrinolaringologia no Centro Hospitalar Algarvio (unidade de Portimão) recebe um prémio internacional, entregue pela Rainha Sílvia da Suécia, por ter inventado um método inovador a nível mundial, que permite evitar 80% das cirurgias invasivas nas crianças que sofrem de otite média serosa.

Em Vila Real de Santo António, uma manifestação reúne perto de um milhar de alunos, professores e pais, que protestam contra o facto de, na Escola Secundária, continuarem a ter aulas em contentores sem segurança, apesar de as obras da Parque Escolar até estarem prontas.

A Docapesca assumiu a jurisdição e administração dos portos de pesca e das marinas de recreio em todo o país, nomeadamente no Algarve. Poucos dias depois, sabe-se que os estaleiros navais de Portimão, instalados no seu porto de pesca, estão a perder serviços para Espanha, devido ao estado de degradação do travelift. A situação viria a ser resolvida uns meses depois.

 

Março

Pires de Lima_3O ministro da Economia Pires de Lima visita a Herdade dos Salgados, onde está a decorrer um mega-evento da Mercedes que traz milhares de pessoas de todo o mundo para a apresentação de novos modelos daquela marca automóvel, e diz que o caso deste resort é «bom exemplo» de recuperação de empresas.

A edição atualizada e aumentada do «Guia de Vinhos do Algarve» foi apresentada pela Região de Turismo do Algarve na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e pretende ser mais uma ferramenta para consolidar o turismo gastronómico e de vinhos em terras algarvias.

O mega-projeto urbanístico anunciado para a Praia Grande, no litoral do concelho de Silves, leva as organizações ambientais que integram a Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados a unir-se num processo judicial, para pedir a anulação da Declaração de Impacte Ambiental junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé.

No Aeródromo de Portimão, um paraquedista morreu e outro ficou gravemente ferido em dois acidentes separados, mas ocorridos quase à mesma hora, no dia 25. Ambas as vítimas eram participantes do festival Spring Boogie 2014.

No Aeroporto de Faro, continua o braço de ferro entre as pequenas rent-a-car e a administração da ANA, que lhes quer cobrar taxas que as empresas consideram incomportáveis.

O Tribunal Administrativo de Loulé deu provimento ao processo cautelar interposto por Isilda Gomes, Castelão Rodrigues e outros, para impedir a «extinção das urgências cirúrgicas de especialidades no Hospital de Portimão e a transferência de tais valências para o Hospital de Faro». No entanto, nada de substancial irá resultar desta decisão do tribunal.

 

Abril

ikeaEm Olhão, só no mês de Abril o Orçamento Municipal foi aprovado, depois de três meses de negociações entre o executivo socialista e as oposições.

As guerras na saúde continuam. O Sindicato denuncia, em conferência de imprensa, que faltam 350 enfermeiros nas unidades de saúde públicas do Algarve.

Os amantes do surf que não tenham transporte próprio, pelo menos os que estão no Barlavento Algarvio, bem como os turistas curiosos que queiram acrescentar mais uma experiência à sua estadia, já têm à sua disposição o Algarve Surf Bus, um autocarro que faz a viagem entre Portimão e a Praia do Amado, na Costa Vicentina.

O berço «Sleep Tight», feito inteiramente em cortiça, venceu o segundo prémio do concurso internacional Green Furniture Award. O berço foi concebido pelas arquitetas Karin Pereira e Sofia Chinita, e construído pelo artesão António Luz, no âmbito do projeto TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais».

A Direção Regional de Cultura do Algarve apresentou, nas Ruínas Romanas de Milreu, o programa Dinamizar, Valorizar os Monumentos – DiVaM, que, ao longo de 2014, vai ser promovido em vários dos monumentos sob a sua tutela na região.

João Pinto, um jovem velejador paraplégico, fez uma viagem inédita à vela pela costa algarvia, de Lagos até Vila Real de Santo António, percorrendo 90 milhas náuticas em três dias. O objetivo era divulgar a prática da vela adaptada.

O arranjo da da abóbada e da cobertura da Igreja de Santo António, em Lagos, custa 150 mil euros. O montante resulta de uma primeira estimativa feita após o exaustivo processo de diagnóstico dos problemas daquela igreja classificada como monumento nacional, que é o segundo local mais visitado do Algarve, logo a seguir à Fortaleza de Sagres.

O Estudo de Impacte Ambiental do IKEA de Loulé é colocado em consulta pública. É mais um passo para a concretização de um projeto amado por uns e odiado por outros.

São anunciadas a bandeiras azuis para o ano de 2014, constatando-se que o Algarve volta a ser recordista nacional (82 praias) e que até ganha mais 13 praias com esse galardão.

 

Maio

fábrica do inglês_11Em Faro, decorre com a animação habitual, mais uma Semana Académica da Universidade do Algarve.

Continuando o périplo inédito que o há-de levar a 14 dos 16 concelhos algarvios, António Branco, reitor da Universidade do Algarve visita o concelho de Vila do Bispo onde a academia é desafiada a investigar o impacto que a atividade turística da observação de golfinhos e baleias já tem no mar algarvio. Em Aljezur, a UAlg seria desafiada para fazer um outro estudo, sobre o impacto do surf nestes concelhos da Costa Sudoeste.

Uma maternidade de ostra portuguesa foi a ideia vencedora da quarta edição do concurso «Ideias em Caixa».

O Sul Informação revela, em primeira mão: a polémica câmara hiperbárica, oferecida ao Algarve pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo Subaquático (Musubmar), e que custou 600 mil euros, já está instalada na nova ala do Hospital Particular de Alvor. A instalação deste equipamento essencial para tratar acidentes de mergulho, mas também importante para tratar outras patologias, tem sido um dos motivos de polémica do Centro Hospitalar do Algarve.

Num acontecimento digno de filme, ao início da noite de uma terça-feira, disparos de uma arma de pressão de ar, presumivelmente feitos a partir de uma janela, feriram nove pessoas em Lagos, uma delas com alguma gravidade. O autor nunca foi identificado.

No leilão da Fábrica do Inglês, surge a surpresa: o Grupo Nogueira, que em 2012 comprou a rede de supermercados Alisuper, licitou, por 36 mil euros, o espólio do Museu da Cortiça de Silves, que integrava o complexo. A Câmara de Silves, que se preparava para comprar o espólio, ficou de mãos a abanar. A situação ditou um impasse, que ainda não está resolvido.

 

Junho

explosao_lagoa_2Depois de polémica sobre a data, a primeira edição da Bienal de Turismo de Natureza, a decorrer em Aljezur, é apresentada em Sagres.

Afinal, já não haverá tantos turistas russos no Algarve, como chegou a ser anunciado. Em parte devido à crescente tensão entre a Rússia e a União Europeia, por causa da Ucrânia, foi cancelado um acordo que seria celebrado entre o Turismo de Portugal e a operadora TUI Rússia, que previa a colocação no Algarve de cerca de dez mil turistas/ano, provenientes daquele mercado, nos próximos três anos. O presidente da RTA considerou ser uma má notícia para a região.

O maior incêndio do ano, que destruiu 384 hectares de mato e floresta, dá-se na zona da Mexilhoeira Grande, no interior do concelho de Portimão, curiosamente ainda fora da época habitualmente mais crítica dos fogos. Aliás, este será um Verão com poucos incêndios, muito por causa das baixas temperaturas e até da chuva.

Em Monchique, a pedreira de sienito da Sienave renasce pelas mãos de empresários espanhóis com vasta experiência no setor e quer conquistar mercados mundiais.

O pintor inglês Glynn Uzzell, de 84 anos, é uma das vítimas mortais da explosão de gás que destrói quase por completo a sua casa na Caramujeira/Vale d’El Rei (Lagoa), onde vivia desde 1979. A outra vítima é o seu companheiro de longa data Paul Fonck, de 73 anos, de nacionalidade luxemburguesa.

Para completar a rede do projeto Meteofontes, foi inaugurada na Escola Básica de Carvoeiro a segunda estação meteorológica, a MeteoFontes Litoral. As duas estações meteorológicas dão corpo a um projeto inédito, promovido pela Câmara Municipal de Lagoa.

 

Julho

Vítor Guerreiro e Vítor AleixoO mês de julho de 2014 começou com problemas no Serviço de Urgências Básicas de Loulé, que levaram ao fecho temporário desta unidade de saúde e motivaram um protesto singular dos edis de Loulé e São Brás de Alportel, que “montaram” o seu gabinete à porta das urgências.

Os cinemas SBC, do Fórum Algarve,  também fecharam, para reabrirem, poucas semanas depois, como NOS Cinema, com novo conceito e menos salas.

Destaque ainda para algumas decisões tomadas, naquele mês, nomeadamente a confirmação da saída do Rally de Portugal do Algarve e Baixo Alentejo e a decisão da Câmara de Portimão de extinguir a Portimão Urbis.

Já o reinício das obras de requalificação da EN125, após vários anos de paragem, que chegou a estar anunciado para julho, foi reagendado para uma data acordada entre a Estradas de Portugal e os autarcas algarvios.

Ainda assim, nem todos os presidentes de Câmara ficaram convencidos. Vítor Aleixo foi o mais inconformado e acusou a Estradas de Portugal de «estar a enganar os algarvios», com o anúncio que fez do reinício das obras na EN 125.

Em Faro, os motociclistas voltaram a fazer a festa, em mais uma Concentração Internacional de Motos do Motoclube de Faro, marcada por queixas de excesso de zelo das autoridades, que levaram a organização a ameaçar deixar de realizar o evento, caso o «controlo repressivo» das forças policiais não acabe.

 

Agosto

manif saude_16Agosto foi, como sempre, mês de muita festa. Mas houve quem não demonstrasse vontade de festejar, nomeadamente os profissionais de saúde do Algarve, que convocaram uma greve de 24 horas de «todos os profissionais de saúde da região». Enfermeiros, pessoal auxiliar e funcionários administrativos aderiram em força à greve, mas a paralisação acabou por ser “furada” pelos médicos, ainda que, alegadamente, sem intenção.

Em Portimão, foi altura de avaliar a adesão ao Fundo de Apoio Municipal, instrumento que o Governo colocou à disposição das autarquias com situações financeiras mais difíceis.

A festa, essa, fez-se um pouco por todo o lado. Em Faro, Olhão, Portimão e São Brás de Alportel, a gastronomia foi o tema central, Silves e Castro Marim reviveram a época medieval e as tradições voltaram a ser celebradas, na Fatacil, em Lagoa. Animação que terá ajudado a que se tenha batido o recorde de dormidas, num só mês, na hotelaria do Algarve: mais de 3 milhões.

Em Faro, as obras na Variante Norte recomeçaram, finalmente. Um momento que foi assinalado no local, pelo executivo camarário de Faro. Ainda assim, depressa surgiram críticas da parte da oposição, que alegaram que as obras começaram «ao ralenti».

No futebol, foi dado o pontapé de saída na II Liga, que conta, esta época, com três equipas algarvias. A época não começou da melhor forma a Farense, Olhanense e Portimonense, que foram eliminados da Taça da Liga logo na primeira fase.

 

Setembro

avioneta_9A queda de um avião ligeiro, com um tripulante, ao Largo de Sagres, marcou o mês de setembro. Após alguns dias de buscas, o aparelho Cessna 152 acabou por ser recuperado pela Marinha, mas o corpo do homem de 74 anos, português, da Mexilhoeira Grande, Portimão, emigrante no Canadá, nunca foi encontrado.

Num registo menos dramático, mas ainda assim negativo, o início do ano letivo voltou a ser sinónimo de problemas, nomeadamente em escolas secundárias da região. As secundárias de Loulé, Faro e Silves iniciaram o ano com alunos a ter aulas em contentores. Em Faro, a situação acabou por ser resolvida, ainda no mês de setembro, com a disponibilização de 13 salas que já estavam prontas, mas que a Parque Escolar ainda não tinha assumido.

Também na ordem do dia, tanto a nível regional, como nacional, estiveram as eleições primárias no PS, que também foram abertas a quem não fosse militante do partido. No Algarve, António Costa, que acabou eleito como candidato socialista a primeiro ministro, nas próximas legislativas, conseguiu uma esmagadora maioria.

Setembro foi ainda marcado pela realização do primeiro dérbi algarvio da época, na II Liga, com o farense a bater o Portimonense por um a zero.

 

Outubro

Passagem de Nível reaberta em OlhãoA população de Olhão e a Refer travaram uma autêntica guerra, ao longo do mês de outubro, devido ao fecho da movimentada passagem de nível para peões situada perto da estação da cidade, que fazia a ligação entre as avenidas Bernardino Silva e da República.

Além de muita contestação à alternativa à passagem, uma passagem inferior com declives de inclinação muito acentuada e passeios estreitos, a passagem acabou por ser reaberta por desconhecidos. Seguiu-se um verdadeiro jogo do gato e do rato, de reaberturas e fechos da passagem, até que a empresa que gere as infraestruturas ferroviárias portuguesas aceitou pagar os custos de um melhoramento na passagem inferior.

Olhão foi, ainda, agitado pela notícia do naufrágio de uma embarcação de pesca à ganchorra, na Barra da Armona, que causou a morte a um pescador local. Um acidente causado pelas más condições climatéricas, mas também pelo assoreamento desta barra, alegou a associação de armadores Olhão Pescas.

Loulé surpreendeu, ao anunciar que iria amortizar o empréstimo que fez ao abrigo do PAEL – Programa de Apoio à Economia Local até final de 2014. Além de pagar o que devia de uma assentada, a Câmara de Loulé anunciou que iria baixar o IMI, em 2015.

Em Portimão, também se falaram em taxas, e muito, mas pelas razões opostas. A criação de uma Taxa de Proteção Civil foi muito contestada, quer pela oposição, quer por populares.

Já a Universidade do Algarve teve razões para sorrir, já que foi a universidade do país que teve um maior aumento, em termos percentuais, no número de alunos recrutados, na comparação entre o atual e o anterior ano letivo.

No futebol, os eternos rivais Olhanense e Farense defrontaram-se em Olhão, com clara vantagem para os da capital algarvia, que venceram a partida por três a um.

 

Novembro

praia faro danosEm novembro, a natureza voltou a demonstrar a sua força e o mau tempo esteve na ordem do dia, por diversas vezes.

No dia de São Martinho, a Praia de Faro foi atingida por um fenómeno extremo de vento, que causou estragos em algumas habitações e derrubou postes de eletricidade.

Segundo apurou, na altura, o Sul Informação, ter-se-á tratado de um fenómeno conhecido como downburst, que, apesar de não ter causado vítimas, chegou para assustar os moradores locais.

Em Lagoa, caiu um troço da arriba do Promontório da Senhora da Rocha. Uma zona com cerca de dois metros de largura de muro e da arriba que lhe ficava por baixo cedeu, mas não causou vítimas nem danos materiais. A derrocada, que já se fazia prever, terá sido precipitada pelo mau tempo e por «pequeno sismos» que ocorreram na altura.

A instabilidade da arriba levou a que a Proteção Civil tenha alargado a área de interdição, que já antes existia neste local, já que o problema já havia sido assinalado há muito pelas autoridades locais de proteção civil.

Em Faro, logo nos primeiros dias do mês, foi notícia a morte de um militar da GNR num acidente de viação, num cruzamento da cidade. O motociclo onde o polícia, de 28 anos, seguia, foi atingido por um veículo ligeiro, que não terá respeitado um sinal vermelho.

Novembro foi, igualmente, o mês em que o Cante Alentejano foi reconhecido pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. Uma distinção que foi celebrada com muita música, nomeadamente pelos representantes da MODA – Associação do Cante Alentejano que estiveram em Paris, a acompanhar a reunião da organização internacional onde a atribuição da distinção foi decidida.

No Sporting Clube Farense, houve chicotada psicológica. O técnico Pedro Correia saiu, após uma série de jogos sem vitórias, e acabou por ser substituído no cargo por Abel Xavier.

Na apresentação como novo treinador da equipa de Faro, o antigo internacional português não prometeu a subida de divisão, sonho que a direção do clube não esconde ainda acalentar, mas prometeu «trabalho e compromisso com a causa» e elegeu como objetivo «ganhar jogos».

 

Dezembro

Margarida Tengarrinha_27A portimonense Margarida Tengarrinha é uma figura bem conhecida pela sua atividade política e pelo seu percurso de vida singular e preenchido. A partir de 6 de dezembro de 2014, tornou-se, igualmente, a primeira pessoa a receber o Prémio Maria Veleda, instituído este ano pela Direção Regional de Cultura, como forma de destacar e reconhecer a atividade cultural de personalidades algarvias, protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras na região.

O Sul Informação e a Rádio Universitária do Algarve RUA FM falaram com Margarida Tengarrinha, numa entrevista intimista, onde a protagonista deu conta do seu impressionante percurso de vida, que a levou, entre outras coisas, a viver na clandestinidade durante muitos anos, longe dos filhos, durante o Estado Novo.

A poucos dias do Natal, o Algarve recebeu uma espécie de presente no sapatinho, depois de Bruxelas ter aprovado uma dotação de 318,6 milhões para o programa Operacional do Algarve que vigorará até 2020.

Na prática, o bolo de Fundos Comunitários que podem ser aplicados na região, nos próximos anos, aumentou 84 por cento, em relação ao anterior Quadro Comunitário de Apoio (2007/13), uma boa notícia para a região.

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve inovou, a nível regional, e anunciou um ano inteiro de programação do Teatro Lethes, que gere há três anos. O programa completo de 2015 está fechado e pode ser consultado numa brochura que foi publicada e que também está disponível online.

Ainda no campo cultural, foi anunciado em dezembro que o filme algarvio «A Porta 21» foi selecionado para a competição nacional do Fantasporto, um sinal da vitalidade da sétima arte, na região.

 

 

Comentários

pub