Um paraquedista morre e outro fica ferido em acidentes no Aeródromo de Portimão

Um paraquedista morreu e outro ficou gravemente ferido em dois acidentes separados, mas ocorridos hoje quase à mesma hora, cerca […]

Um paraquedista morreu e outro ficou gravemente ferido em dois acidentes separados, mas ocorridos hoje quase à mesma hora, cerca das 13 horas, no Aeródromo Municipal de Portimão.

Ao que o Sul Informação apurou, ambas as vítimas eram participantes do festival Spring Boogie 2014, que, até 4 de maio, traz a Portimão quatro centenas de paraquedistas europeus.

Quanto ao paraquedista que morreu, caiu numa zona de terra batida no Cerro da Zorra, entre a Bemposta e o Aeródromo. Testemunhas disseram ao Sul Informação que o homem, de nacionalidade alemã e 40 anos de idade, tinha o paraquedas aberto, mas, ao aproximar-se do solo, «fez uma manobra que não correu bem», o paraquedas enrolou-se e ele caiu desamparado, acabando por falecer.

Fonte da Câmara Municipal de Portimão acrescentou que, quando o paraquedas se enrolou, o homem já estava «demasiado perto do solo para poder abrir o de reserva e caiu desamparado».

Ao que tudo indica, tratava-se de um paraquedista experimentado, já que este seria o seu 394º salto.

A este acidente mortal acorreram os Bombeiros de Lagoa e a Cruz Vermelha de Lagos.

O paraquedista que sobreviveu caiu em pleno perímetro do Aérodromo, tendo sofrido fraturas nas pernas. Foi assistido no local por uma viatura VMER e transportado para o Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, pelo INEM, onde está ainda a ser observado pela Ortopedia.

A fonte municipal disse ao nosso jornal que, neste caso, se tratou apenas de uma aterragem que correu mal. O ferido tem nacionalidade alemã e 30 anos de idade.

Para já desconhecem-se as razões destes dois acidentes, que ocorreram praticamente à mesma hora e na mesma zona, aventando-se a hipótese de se ter devido a algum fenómeno de vento anormal.

Para acorrer a estes dois acidentes, cujo alerta foi dado à mesma hora (13h04), estiveram no local 13 operacionais e cinco veículos.

Mas este foi um dia particularmente azarado no Aeródromo de Portimão. É que, segundo o Comando Distrital Operacional de Socorro (CDOS), já de manhã, às 10h00, tinha-se registado outro ferido ligeiro, um paraquedista que lesionou um pulso, ao aterrar.

Em outubro do ano passado, uma jovem de 32 anos, natural de Abrantes, morreu no Aeródromo de Portimão, após uma alegada avaria no seu paraquedas que a fez precipitar no solo.

 

 

Atualizado às 16h11, acrescentando pormenores sobre ambas as vítimas.

Atualizado às 16h38, acrescentando pormenores sobre o acidente com um ferido ligeiro de manhã.

 

 

 

Comentários

pub