Feira da Serra de São Brás de Alportel recebeu 25 mil visitantes

São Brás de Alportel acolheu mais de 25 mil visitantes que se deslocaram à Feira da Serra, no último fim […]

feira da serra_2São Brás de Alportel acolheu mais de 25 mil visitantes que se deslocaram à Feira da Serra, no último fim de semana de julho, dias 25, 26 e 27. Com uma edição dedicada ao Pão, alimento indispensável na cozinha mediterrânica, foram muitas as surpresas e os momentos vividos nos diversos pontos do recinto, onde não faltou artesanato, doçaria, música, demonstrações equestres e muita animação.

Todos os anos, a Feira da Serra regressa durante três dias para dar a conhecer as tradições, costumes e revelar a identidade cultural do Algarve serrano, num evento que já conquistou um lugar de referência no panorama cultural da região.

No Sítio do Pão, os visitantes foram convidados a participar numa viagem que começava no campo, na apanha do trigo, e terminava na casa do forno, onde o pão era amassado e colocado no forno para cozer.

Neste espaço, um dos 16 espaços do evento, foram realizadas demonstrações gastronómicas inspiradas no pão, o convidado de honra, e diversos ateliês e workshops dedicados aos mais pequenos, sobre a arte de amassar, a importância das sementes, e como moer milho ou trabalhar a lã.

feira da serra_1Pelo Encontro de Sabores, passaram as melhores propostas dos restaurantes participantes nesta edição, com deliciosos pratos típicos da Serra do Caldeirão, e, na Aldeia Serrana, onde se concentraram a maior parte dos 250 stands que compuseram a Feira da Serra, encontravam-se originais peças de artesanato, produtos inovadores elaborados a partir de matérias-primas naturais, doçaria tradicional e até os saborosos enchidos.

A pensar nos mais pequenos e em toda a família, a Feira da Serra reservou um espaço dedicado às crianças no Sítio dos Curiosos, com jogos tradicionais, insufláveis, pinturas faciais, manobras de cordas e até um mini campo de paintball, entre muitas outras surpresas, sem esquecer o Sítio dos Animais e o stand da Quinta do Peral.

Batismos de equitação, Dressage, Sevilhanas, Garrochas de Fogo e Cavalhadas à Antiga fizeram do Picadeiro um dos locais de passagem obrigatória deste certame, maravilhando o público com o talento dos cavalos e a ousadia dos cavaleiros, conseguindo embelezar ainda mais as noites da Feira da Serra.

Momentos musicais, sessões de Zumba e Pump, demonstrações de dança contemporânea, Hip Hop, ou de defesa pessoal animaram as noites no palco sonoridades, enquanto complemento ao palco principal que ao longo dos três dias recebeu a banda algarvia Iris, o finalista do concurso Fator X, José Freitas e um dos ícones da música portuguesa, José Cid.

Na 23ª edição, a Feira da Serra recebeu ainda uma visita muito especial que surpreendeu os visitantes distribuindo uma mensagem em nome da floresta – o Mocho, a Mascote de Defesa das Florestas, que procurou sensibilizar o público para a importância de respeitar o meio ambiente e a nossa serra e de prevenir a ocorrência de fogos florestais.

Ao fim de três dias de muitas atividades, centenas de participantes e milhares de visitantes, a Feira da Serra volta a provar que é um lugar de experiências que ficam na memória, enquanto divulga o concelho de São Brás de Alportel, a cultura e as tradições da serra algarvia, num espaço feito à medida de toda a família e para todas as idades, e prometendo regressar no próximo com mais e melhores propostas.

Comentários

pub