Festa da Ria Formosa teve afluxo recorde em ano de teste de novo recinto (com vídeo)

Cerca de 70 mil pessoas passaram pela Festa da Ria Formosa, evento gastronómico que ao longo de semana e meia […]

Festa da Ria Formosa_1Cerca de 70 mil pessoas passaram pela Festa da Ria Formosa, evento gastronómico que ao longo de semana e meia deu a conhecer iguarias à base de marisco e molusco confecionadas por aqueles que vivem da sua apanha, os sócios da Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa (Vivmar).

A festa da Vivmar, feita em parceria com a Câmara de Faro, tem vindo a crescer de ano para ano, o que levou a organização a conceber um novo espaço para acolher a iniciativa, em 2014. No parque de São Francisco, foi montada uma estrutura que permitiu fechar o recinto, o que antes não acontecia, ao mesmo tempo que libertou a muralha da Vila-Adentro e o jardim adjacente, para fruição dos visitantes.

Apesar de, este ano, ter sido instalada uma porta, nem por isso as entradas foram pagas. Esta é uma das imagens de marca da festa da Vivmar, que o seu presidente Vítor Lourenço garante que se irá manter, apesar das melhorias operadas no recinto.

Certo é que este é um modelo de sucesso, tendo em conta a forte adesão do público. A procura obrigou a que se tivesse de aumentar o número de mesas e cadeiras disponíveis por mais de uma vez, o que levou a que a festa tenha começado com capacidade para acolher 4 mil visitantes, em simultâneo, e acabado com capacidade para mais de 6 mil.

O número certo de visitantes é difícil de apurar, pois não são cobradas entradas, mas a estimativa do presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau aponta «para cerca de 70 mil pessoas, tendo em conta que o recinto esteve quase sempre cheio». A festa começou no dia 31 de julho e só terminou este domingo, dia 10 de agosto, ou seja, durou 11 dias.

Um sucesso que, para o edil, tem a ver com a qualidade dos produtos, mas não só:

 

 

No dia em que terminou a Festa da Ria Formosa de 2014, a Câmara está já a pensar na edição do ano que vem. O novo recinto foi testado este ano e já há ideias para o melhorar, em 2015:

 

Comentários

pub