Vêm aí os russos!

Duplicar o número de turistas russos em Portugal e no Algarve é o objetivo para 2014 do operador turístico Natalie […]

Duplicar o número de turistas russos em Portugal e no Algarve é o objetivo para 2014 do operador turístico Natalie Tours, o maior daquele país. Uma tarefa que será facilitada em breve já que, a partir de maio, será mais fácil e rápido obter um visto turístico para Portugal.

As novidades foram anunciadas esta manhã em conferência de imprensa, no hotel Pestana Vila Sol, perto de Vilamoura, onde está a decorrer, até 4 de março, o 1º congresso em Portugal daquele operador turístico, que é líder no mercado russo.

Assim, segundo revelou Natalia Vorobieva, diretora-geral da Natalie Tours, prevê-se que o Algarve receba, este ano, 15 mil turistas russos, que chegarão à região graças ao voo charter semanal direto entre Moscovo e Faro, que operará entre meados de junho e finais de Setembro.

Mas esta não será a única operação do mercado russo para o Algarve. Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, revelou ao Sul Informação que, de junho a setembro, começará também a operação da TUI Rússia, que trará à região algarvia 10 mil turistas por ano, pelo menos nos próximos três anos.

Natalia Vorobieva explicou que o que os seus compatriotas procuram em Portugal é o sol e a praia, mas também «a cultura, a gastronomia e a natureza muito bonita».

 

Vistos mais fáceis

A questão que mais tem entravado o crescimento do mercado russo é a atual morosidade na obtenção de um visto para Portugal. João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, também presente na conferência de imprensa, admitiu que o problema está apenas «em vias de resolução», após um recente protocolo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que prevê o reforço «a partir de maio, do pessoal da embaixada e consulados encarregue dos vistos». O objetivo, sublinhou, é «podermos assegurar um tempo de emissão competitivo, entre as 48 e as 72 horas».

Em 2013, Portugal recebeu cerca de 170 mil turistas russos, dos quais 70% ficaram pela região de Lisboa, 30% foram para a Madeira e outros 30% escolheram o Algarve. Estes turistas eslavos representaram 600 mil dormidas na hotelaria nacional no ano passado.

Mas o potencial de crescimento é apontado por João Cotrim de Figueiredo como «muito elevado», apesar da recente desvalorização do rublo, a moeda russa, que «torna qualquer destino externo, sobretudo em euros, menos atrativo».

Ainda assim, o presidente do Turismo de Portugal acredita que «em 2014 seremos capazes de continuar a crescer», para mais porque haverá um reforço das ligações aéreas. «Teremos certamente mais hóspedes dessa nacionalidade e mais dormidas». E «mais receitas», como juntou Desidério Silva, presidente da RTA.

 

Turistas russos são gastadores

Mas porque é que interessam a Portugal os turistas russos? «Ainda não temos dados definitivos, mas as indicações que nos chegaram dos hotéis onde esta operação decorreu no ano passado é que o gasto médio diário de um turista russo é superior à média», disse João Cotrim de Figueiredo. Ou seja, como resumiu Desidério Silva, «os russos gastam muito mais que um turista de outros países, em lojas e em restauração». E é de turistas com dinheiro para gastar que o Algarve precisa.

O ano de 2013 foi o primeiro da operação da Natalie Tours para Portugal, depois de há anos já trabalhar em força com Espanha. Mas a primeira experiência correu bem e, este ano, a aposta do operador líder na Rússia é o nosso país. Porquê? Natalia Vorobieva responde: «os turistas russos encontram em Portugal tudo o que procuram», sendo este um «bom destino que não tínhamos no nosso portfólio».

«O mercado da Rússia para Portugal não estava muito desenvolvido, não havia nenhum grande operador presente neste mercado, mas agora vai ser diferente; acrescentou a diretora-geral da Natalie Tours. O Congresso que trouxe ao Algarve 270 dos principais agentes de viagens russos da rede deste operador turístico é um exemplo da aposta que está a ser feita no desenvolvimento deste novo mercado. Aliás, o Congresso tem-se realizado sempre em Espanha, sendo esta a primeira vez tem lugar em Portugal, mais especificamente no Algarve.

Na região algarvia, como revelou José Sousa, diretor da NT Incoming para Portugal, os turistas russos concentraram-se no ano passado sobretudo em hotéis das zonas de Vilamoura e Albufeira, uma tendência que se deverá manter este ano.
Mas, admitiu aquele responsável, «em 2013 foi um ano de teste. Este ano a oferta vai alargar-se a toda a região algarvia».

Desidério Silva, presidente da RTA, sublinhou, por seu lado, que «com esta operação, que se concentra para já na época alta do tuirismo, pretendemos que haja um conhecimento do mercado por parte destes novos turistas russos e depois pretendemos alargar a operação, esticando-a para antes de junho e depois de setembro». «Há aqui muito potencial para crescer», garantiu.

 

Mais voos diretos e oferta combinada seduzem russos

Durante esta temporada, a Natalie Tours prevê ampliar o leque de destinos a nível do mercado português e aumentar os voos diretos para os diferentes destinos nacionais, não apenas de Moscovo, mas de outras cidades russas.

O tour operator russo prevê aumentar a sua oferta de lugares disponíveis em voos diretos para 2014. Desde o ano passado, a Natalie Tours conta com quatro ligações diretas semanais, em voos charter, a partir de Moscovo – duas para a Madeira, uma para Lisboa
e uma para o Algarve.

Este aumento faz parte da estratégia específica de promoção de Portugal como destino prioritário e que começou no ano passado. «Portugal é sem dúvida alguma uma aposta estratégica da Natalie Tours, dado que tem uma oferta e características que o turista valoriza bastante», disse Joan Pascual, general manager da NT Incoming para a Península Ibérica.

Entre os pacotes turísticos oferecidos pelo operador russo, os que têm maior procura são aqueles que combinam uma estadia de pelo menos uma semana com destinos de sol e praia, mas também alguns dias em Lisboa, focando-se em visitas culturais, experiências gastronómicas e compras.

Todos os pacotes comercializados pela Natalie Tours são variados, desde a oferta clássica de voo, transfer e hotel, mas também de alguns «Round Trip Programs», que oferecem circuitos de 7 a 8 dias em Portugal, e que visitam algumas das zonas mais conhecidas, como Lisboa e Costa do Estoril, Cascais, Sintra, Óbidos, Alcobaça, Fátima, Coimbra, Porto, Guimarães, Braga e Évora.

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