Pescador morre em naufrágio na barra da Armona, outro resgatado com vida (atualizado)

Um pescador morreu esta manhã, por volta das 6h00, num naufrágio na barra da Armona, em Olhão, enquanto outro se […]

Porto Pesca Olhão 2Um pescador morreu esta manhã, por volta das 6h00, num naufrágio na barra da Armona, em Olhão, enquanto outro se salvou, mas teve de ser conduzido ao hospital.

Segundo o comandante Nunes Ferreira, capitão do Porto de Olhão, o naufrágio deu-se quando a «Patrício», uma embarcação de pesca local à ganchorra, «estava a sair da barra para a faina».

A costa algarvia está sob Aviso Amarelo da meteorologia por causa da agitação marítima, estando a barra «com alguma ondulação e vento», mas, segundo o comandante Nunes Ferreira, «de momento não se sabe o que aconteceu».

Fontes contactadas pelo Sul Informação admitem, porém, que o barco de pesca, com dois tripulantes a bordo, se terá virado ao ser atingido por uma onda, na saída da barra.

Os dois pescadores foram auxiliados por duas outras embarcações de pesca, a «Alamar» e a «Manuel Francisco», que estavam no local. No entanto, apenas um dos pescadores foi ainda recuperado com vida.

Já em terra, o INEM «tentou a reanimação, mas já não conseguiu salvar um dos tripulantes», disse Nunes Ferreira. Segundo o capitão do Porto, ambos os pescadores «tinham colete de salvação» no momento do acidente.

Tanto a embarcação acidentada, como os pescadores, homens entre os 40 e os 50 anos de idade, eram de Olhão.

O barco «Patrício» está agora «encalhado na areia» à entrada da barra, «virado devido à força do mar», disse o comandante Nunes Ferreira ao Sul Informação.

O pescador que foi levado para o Hospital de Faro, já foi observado e está fora de perigo.

O Aviso Amarelo do IPMA aponta para Agitação Marítima na costa sul algarvia, com ondas de sueste com 2 a 2,5 metros.

 

Atualizado às 9h30, acrescentando mais pormenores sobre o acidente.

 

 

Comentários

pub