Universidade do Algarve cresce 12% face à estagnação nacional de admitidos no ensino superior

A Universidade do Algarve (UAlg) regista o maior aumento no número de admitidos entre as universidades portuguesas. A constatação é […]

Universidade do Algarve_reitoria_lowA Universidade do Algarve (UAlg) regista o maior aumento no número de admitidos entre as universidades portuguesas. A constatação é feita após a publicação dos resultados da 3ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior.

Os dados publicados pela Direção Geral do Ensino Superior indicam que, em 2014, não se verificou um aumento no número total de admitidos a nível nacional (- 0,04%), enquanto a UAlg teve um crescimento de 12%.

Por sua vez, o número de candidatos que escolheram esta instituição como 1ª opção cresceu 22% no conjunto das 3 fases do CNA (1ª fase: +14%, 2ª fase: +32% e 3ª fase: +66%).

O crescimento do número de admitidos, associado ao ajustamento da oferta formativa (1562 vagas em 2013 para 1420 vagas em 2014), permitiu, após a conclusão da 3ª fase, um aumento de 14 pontos percentuais da taxa de ocupação.

Quanto à origem geográfica dos colocados na universidade algarvia, e tendo por referência apenas dados da 1ª fase, o Algarve continua a ser a região dominante, representando 58% do recrutamento, com um crescimento de 15% face ao ano letivo passado.

António BrancoA nível nacional, destacam-se os distritos de Aveiro, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal, que, comparativamente ao ano passado, registam, no seu conjunto, um crescimento de 50%, representando 22% dos alunos colocados na UAlg.

Para o reitor António Branco, “os resultados da Universidade, concluída a 3ª e última fase do CNA, confirmam a tendência ocorrida na 1ª fase, o que é um motivo de grande satisfação. Também se verifica um crescimento muito significativo de candidatos oriundos do Algarve”.

“Tal evidência reforça a minha convicção de que vale a pena continuar a trabalhar para tornar ainda mais visível a nossa capacidade de formar quadros superiores entre os jovens da região e assim contribuir para o desenvolvimento do Algarve”, acrescenta.

“Não posso deixar de me regozijar, também, com o aumento de candidatos de outros distritos, esperando que a sua permanência académica no Algarve venha a constituir um fator de motivação para, findo esse percurso, se fixarem cá”, conclui o reitor.

Comentários

pub