Projetos prioritários incluem Portos e Linha do Algarve mas esquecem EN125

A melhoria do acesso marítimo e instalações nos portos de Portimão e Faro (55 milhões) e a modernização e eletrificação […]

A melhoria do acesso marítimo e instalações nos portos de Portimão e Faro (55 milhões) e a modernização e eletrificação da Linha do Algarve (55 milhões) são os dois únicos investimentos previstos para a região algarvia na lista dos 30 projetos prioritários escolhidos pelo Grupo de Trabalho para as infraestruturas de elevado valor, criado pelo Governo.

Aliás, dos 5100 milhões de euros previstos para esses 30 projetos prioritários, apenas 110 milhões de destinam a investimentos no Algarve, ou seja, 2,1% do total. Em termos de prioridades, ambos os projetos se situam na metade dos menos prioritários: as obras nos portos de Portimão e Faro em 20º lugar e a modernização da ferrovia em 26º (veja quadros abaixo).

De fora destes projetos, fica a Requalificação da Estrada Nacional 125, bem como outros investimentos necessários na rede de portos de pesca e de náutica do Algarve.

Jorge Botelho, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, que reúne os 16 presidentes das Câmara Municipais da região, disse ao Sul Informação que «a falta da requalificação da EN125 é vergonhosa para os algarvios e para o país», já que se trata de um investimento «fundamental», pelo facto de essa estrada ser «a espinha dorsal» da região.

O presidente da AMAL, ressalvando que ainda não leu o Relatório daquele Grupo de Trabalho e que apenas conhece o tema «pela comunicação social», sublinhou que «falta também a rede de viragem do Algarve para a estratégia do mar». «As obras nos portos comerciais de Faro e sobretudo de Portimão são fundamentais, mas falta-nos a rede rodoviária e um conjunto de infraestruturas viradas para o mar».

«Os portos de Pesca de Olhão e de Portimão precisam de investimentos urgentes», já para não falar, por exemplo, do prometido porto de Pesca de Tavira, que nunca mais avança.

No caso das obras do Porto Comercial de Portimão, que se destinam a tornar esta infraestrutura mais preparada para receber o crescente movimento de cruzeiros, Jorge Botelho levantou ainda a dúvida sobre se «terá a dotação certa para que a obra fique bem feita, de modo a resolver todos os problemas atuais».

Quanto aos investimentos na ferrovia, nomeadamente na Linha do Algarve, o presidente da AMAL considerou-os «muito importantes», mas assegurou que os autarcas algarvios e a estrutura que os representa ainda não foram informados das obras concretas que serão feitas para o seu melhoramento e eletrificação. «É um assunto de que se fala há muito tempo, é uma necessidade inúmeras vezes identificada, mas desconheço qual é o projeto que está atualmente em cima da mesa», garantiu Jorge Botelho.

No Relatório Final de 411 páginas a que o Sul Informação teve acesso, o grupo de trabalho define 30 projetos prioritários para os próximos seis anos, num investimento global de 5.103,8 milhões de euros, entre os quais se destacam a expansão do porto de Sines, a construção de um terminal de águas profundas em Lisboa, a construção do Túnel do Marão e a modernização da linha do Norte.

O documento, entregue ao primeiro-ministro na segunda-feira e que entra agora em debate público, inclui 18 projetos ligados ao setor marítimo-portuário, oito ao ferroviário, dois ao rodoviário e outros dois ao aeroportuário.

O grupo de trabalho é liderado pelo presidente da Associação Industrial Portuguesa, José Eduardo de Carvalho, e aponta como financiamento prioritário os projetos os fundos comunitários (61%, ou seja 3.132 milhões de euros), depois o Estado (que ficaria responsável por 1.428,1 milhões de euros), e apenas 543,6 milhões seriam avançados por privados.

O grupo de trabalho foi criado em Agosto de 2013 por despacho do secretário de Estado das Infraestruturas Sérgio Monteiro.

 

Lista dos 30 projetos prioritários:

1º Ampliação do terminal de contentores do porto de Leixões (Investimento: 38 milhões de euros)

2º Conclusão do plano de modernização da Linha do Norte (Investimento: 400 milhões de euros)

3º Expansão do Terminal de Contentores XXI do porto de Sines (Investimento: 139 milhões de euros)

4º Melhoria da acessibilidade marítima e otimização de fundos do porto se Setúbal (Investimento: 25 milhões de euros)

5º Conclusão da obra do Túnel do Marão (Investimento: 173 milhões de euros)

6º Novo terminal de contentores do porto de Leixões (Investimento: 200 milhões de euros)

7º Novo terminal de contentores do porto de Lisboa (Investimento: 600 milhões de euros)

8º Novo terminal de cruzeiros do porto de Leixões (Investimento: 12 milhões de euros)

9º Novo terminal de carga no aeroporto de Lisboa (Investimento: 5 milhões de euros)

10º Modernização dos troços ferroviários entre Aveiro e Vilar Formoso (Investimento: 900 milhões de euros)

11º Novo terminal de cruzeiros em Lisboa (Investimento: 25,2 milhões de euros)

12º Aumento da eficiência dos atuais terminais de contentores de Alcântara (Investimento: 46,6 milhões de euros)

13º Entrada de navios de maior dimensão no porto de Aveiro (Investimento: 1 milhão de euros)

14º Plataforma logística do porto de Leixões (Investimento: 180 milhões de euros)

15º Zona de atividades logísticas e expansão do polo de Cacia em Aveiro (Investimento: 53,9 milhões de euros)

16º Obras de correção do traçado na foz dos rios Tua e Sabor (Investimento: 50 milhões de euros)

17º Modernização e eletrificação da linha do Minho (Investimento: 145 milhões de euros)

18º Expansão do terminal ro-ro do porto de Setúbal (Investimento: 3,5 milhões de euros)

19º Melhoria das condições operacionais dos terminais do porto de Aveiro (Investimento: 3,5 milhões de euros)

20º Melhoria do acesso marítimo e instalações nos portos de Portimão e Faro (Investimento: 55 milhões de euros)

21º Intervenções nas eclusas no Douro (Investimento: 24 milhões de euros)

22º Construção do IP3 entre Coimbra e Viseu (Investimento: 600 milhões de euros)

23º Modernização da linha de Cascais (Investimento: 160 milhões de euros)

24º Modernização e eletrificação da Linha do Sul (Investimento: 20 milhões de euros)

25º Linha ferroviária Évora-Caia/Badajoz no âmbito das ligações ao porto de Sines (Investimento: 1000 milhões de euros)

26º Modernização e eletrificação da Linha do Algarve (Investimento: 55 milhões de euros)

27º Reformulação e integração dos terminais de carga nos aeroportos nacionais (Investimento: 5 milhões de euros)

28º Reativação do cais da Siderurgia Nacional (terminal do Seixal) (Investimento: 6 milhões de euros)

29º Modernização e eletrificação da Linha do Oeste (Investimento: 135 milhões de euros)

30º Aprofundamento da barra, canal e bacia do porto da Figueira da Foz (Investimento: 25 milhões de euros)

 

 

 

 

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