Mar destroi piscina da Marina de Portimão e provoca prejuízos em Carvoeiro, Ferragudo e Armação

A conjugação da forte ondulação de sul e da maré alta destruíram esta tarde a piscina do NoSolo Café, apoios […]

A conjugação da forte ondulação de sul e da maré alta destruíram esta tarde a piscina do NoSolo Café, apoios de praia e o próprio areal da chamada praia da Marina de Portimão, tendo ainda inundado acessos, entre outros estragos.

No vizinho concelho de Lagoa, na Praia do Carvoeiro, as ondas varreram o largo, tendo provocado prejuízos em vários restaurantes, em especial no «Barco», onde a água e pedras arrastadas pela força do mar destruíram os vidros e equipamento.

Também o restaurante do Molhe, em Ferragudo, no estuário do Rio Arade, sofreu graves estragos, na estrutura e em equipamentos.

Temporal em Carvoeiro, a meio da tarde

Em Armação de Pêra, ao que o Sul Informação apurou, há igualmente restaurantes e apoios de praia em perigo devido ao temporal no mar.

Na Marina de Portimão, os maiores prejuízos foram provocados nas estruturas do NoSolo Café, em especial na piscina e na zona dos bares, que foram varridos pelas ondas.

Mas a força do mar provocou ainda a destruição dos apoios da vizinha praia da Marina, de grande parte da área desportiva da Praia da Rocha, bem como estragos de monta no pontão de fornecimento de gasóleo às embarcações.

Uma fonte no local disse ao Sul Informação que um rebocador foi usado esta tarde para recolher parte desse pontão de fornecimento de gasóleo, que já andava à deriva no meio do estuário.

Estacionamento, acessos e praia da Marina de Portimão varridos pelas ondas

A presidente da Câmara de Portimão disse ao nosso jornal que os maiores estragos no litoral do concelho se verificaram na Marina, em especial na piscina, que é a estrutura virada diretamente para a entrada da barra e por isso mais vulnerável a estes temporais vindos de sul.

«Corri a costa do nosso município toda e verifiquei que também na Praia do Vau as ondas varreram o areal, chegando aos restaurantes. Mas como estas estruturas estão construídas sobre estacas, até há pouco não havia estragos de monta a referir», acrescentou Isilda Gomes.

Por outro lado, acrescentou a autarca, «depois da praia mar, que foi cerca das 18h20, a força das ondas começou a diminuir».

Embora se preveja um desagravamento das condições do mar a partir da meia noite, se isso não se verificar, poderá haver novos sobressaltos quando for de novo a maré alta, entre as 6h00 e as 7h00 da manhã de amanhã.

Toda o litoral português está sob Aviso Vermelho, o mais grave de todos, devido à forte agitação marítima.

 

 

 

Comentários

pub