Bienal de Turismo de Natureza mostra um setor em afirmação no Algarve

Setenta expositores, alguns dos quais internacionais, seis espaços de restauração, outro para seminários e uma zona de animação. Este é, […]

Setenta expositores, alguns dos quais internacionais, seis espaços de restauração, outro para seminários e uma zona de animação. Este é, em resumo, o formato da primeira edição da Bienal de Turismo de Natureza, a decorrer no Espaço Multiusos de Aljezur, 26 a 28 de setembro, e que ontem foi apresentada na Fortaleza de Sagres.

A apresentação oficial daquela que pretende ser a maior feira no sul dedicada ao produto turístico de natureza contou com a presença de Francisco Gomes da Silva, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, que prometeu voltar ao Algarve para a inauguração, em Aljezur.

A Bienal, que, apesar do nome, apenas tem, para já, assegurada a realização desta primeira edição em 2014, incluirá também palestras e seminários sobre temas diversos, como a forma como a Austrália potenciou o surf ou como a Andaluzia organizou o birdwatching, entre outros.

O grande enfoque será, porém, a bolsa de contactos B2B, que permitirá reuniões de negócios e trará à feira algarvia empresas e operadores turísticos locais, regionais, nacionais e internacionais.

A Região de Turismo do Algarve (RTA), uma das entidades parceiras da Bienal, vai trazer a esta zona da Costa Vicentina operadores internacionais, bem como jornalistas dos principais mercados emissores para o Algarve, para conhecerem a oferta de Turismo de Natureza que já existe e se mostra na feira. A pensar neles, serão organizados passeios temáticos.

Haverá ainda atividades para o grande público, nomeadamente passeios, exposições e ateliês, a ter lugar também fora do recinto do certame, nos três concelhos mais ligados à Bienal -ou seja, Aljezur, Vila do Bispo e Monchique.

Todas as atividades da Bienal e até a organização do espaço no local onde vai decorrer andarão, segundo o técnico da Associação Vicentina responsável pela apresentação, «à volta das quatro rotas definidas pelo projeto Puro Algarve» – Rota dos Aromas e dos Sabores, Rota do Tempo, Rota do Olhar e Rota da Aventura.

Quando se está a menos de quatro meses da Bienal, as inscrições das empresas que queiram estar presentes vão abrir «em breve», assim como «em breve» será lançado o site da iniciativa, onde se poderá encontrar o regulamento de participação, o programa e outras informações úteis.

 

Turismo de Natureza precisa de parcerias e trabalho conjunto

Na apresentação oficial, que decorreu esta segunda-feira na Fortaleza de Sagres, Adelino Soares, presidente da Câmara de Vila do Bispo, sublinhou que «o Turismo de Natureza foi, durante muitos anos, uma questão esquecida, mas hoje, por pressão dos municípios mais periféricos do Algarve, já lhe é dada a devida importância».

O autarca, que era o anfitrião da apresentação de uma Bienal que irá decorrer no vizinho concelho de Aljezur, acrescentou estar certo que «muitas empresas destes nossos dois concelhos vão participar» no certame.

Aura Fraga, vice-presidente da Vicentina, salientou que este é «um projeto que resulta de muitos anos de trabalho, de muita persistência, muita teimosia».

O objetivo, frisou, é «pôr o Turismo de Natureza na agenda regional, de uma vez por todas». E isto, disse ainda Aura Fraga, vai ser conseguido nomeadamente com a organização da Bienal, mas também com o projeto Puro Algarve, que reúne as três associações de desenvolvimento local.

A dirigente da Vicentina lançou ainda um desafio ao auditório, onde estavam autarcas de vários municípios algarvios, dirigentes da direção regional de Agricultura e Pescas, da CCDRA, da RTA e da ATA, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da banca, empresários e técnicos do setor: «participem connosco neste processo, numa parceria multissectorial. O Turismo de Natureza não se faz sem agricultura, sem conservação da natureza, sem desenvolvimento regional».

Jorge Botelho, presidente da AMAL, a Comunidade Intermunicipal do Algarve, manifestou a sua satisfação pelo facto de «haver cada vez mais envolvimento das autarquias nestes projetos de Turismo de Natureza».

Botelho, que é também presidente da Câmara de Tavira, salientou o facto de «as pessoas procurarem cada vez mais novas experiências e a autenticidade nos nossos territórios», defendendo que é «muito importante haver uma oferta turística integrada, voltada para a natureza e o autêntico».

Quanto ao facto de o projeto da Bienal resultar da união de esforços a nível regional e mesmo transnacional, o presidente da AMAL salientou que hoje é uma «necessidade juntarmo-nos para aumentarmos a nossa capacidade de nos promovermos lá fora».

Esse foi também o ângulo escolhido por Desidério Silva, presidente da RTA, para a sua intervenção, manifestando o seu contentamento por ver que «os presidentes das Câmaras já fazem uma abordagem mais regional que local». E congratulou os autarcas presentes: os presidentes das Câmaras de Vila do Bispo, Aljezur, Monchique e Loulé, e os vice-presidentes de Lagos e de Faro.

«Este Algarve só tem sucesso se todos trabalharmos interligados: públicos com públicos, privados com privados, públicos com privados».

Por seu lado, o secretário de Estado Gomes da Silva lembrou que, «no novo quadro comunitário de apoio, as comunidades intermunicipais assumirão um papel muito relevante na distribuição dos fundos», elogiando, assim, o trabalho de parceria que já está a ser feito para pôr de pé a Bienal de Turismo de Natureza.

A Bienal é promovida pela Associação Vicentina, que é a entidade gestora do GAL ADERE e chefe de fila do projeto. A Bienal é financiada pelo PRODER, no âmbito da cooperação transnacional, e executado em parceria com a Associação In Loco (GAL Interior Algarve Central) e Associação Terras do Baixo Guadiana (GAL Terras do Baixo Guadiana).

Na sua estreia, a «Bienal de Turismo de Natureza – Algarve 2014» junta Portugal à Grécia e a Espanha, numa parceria transnacional, em torno da promoção do património natural e cultural do destino, e, porque se pretende que esta seja a feira de turismo de natureza de toda a região, conta com o apoio da RTA, Associação Turismo do Algarve e município de Aljezur, bem como com a parceria de outras Câmaras Municipais e organismos públicos algarvios.

 

Veja aqui mais fotos da apresentação da Bienal de Turismo de Natureza na Fortaleza de Sagres.

 

 

Comentários

pub