Covid chegou há um ano a Portugal e apanhou um Algarve (ainda) tranquilo

Depois dos primeiros casos, a pandemia depressa se tornou omnipresente na vida dos portugueses

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação – Imagem de arquivo

No dia 2 de Março de 2020, uma segunda-feira, a meio da manhã, chegou a notícia que já se antecipava há algum tempo: foram diagnosticados os primeiros dois casos de  Covid-19 em Portugal, ambos no Porto e “importados” dos países que, na altura, estavam a ter grandes dificuldades em enfrentar a pandemia, Itália e Espanha.

No Algarve, a preparação das unidades de saúde para a chegada da Covid-19 à região, que já tinha sido notícia no Sul Informação dias antes, continuava na ordem do dia. Ao mesmo tempo que a imprensa a nível nacional dava conta dos primeiros infetados, Jamila Madeira, à data secretária de Estado da Saúde, estava no Hospital de Faro, onde reafirmou a prontidão dos hospitais do Algarve para o novo coronavírus.

Nesta altura, a Covid-19 ainda estava longe de ser o tema dominante e quase exclusivo, como havia de acontecer apenas algumas semanas mais tarde. Basta dizer que o Sul Informação destacava, nesse dia, a inauguração da nova ciclovia entre Castro Marim e Vila Real de Santo António, apadrinhada por Ricardo Mestre.

Mesmo na visita da algarvia Jamila Madeira ao hospital, apesar da Covid-19 ser já um dos temas abordados, as questões levantadas pelos jornalistas também focaram o novo Hospital Central e o investimento previsto para as unidades do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Ao início da tarde desse dia, Marta Temido, ministra da Saúde, protagonizou uma conferência de imprensa, onde revelou o que já se sabia dos dois casos confirmados, um dos quais ainda estava a ser definitivamente validado pelo Instituto Ricardo Jorge.

Esta foi a primeira de centenas de conferências de imprensa que juntaram  membros do Governo e Graça Freitas, diretora geral de saúde, para as quais as atenções se voltavam diariamente, principalmente durante o primeiro confinamento.

É que, a partir desse dia, os números começaram a crescer e depressa se percebeu que esta era uma doença que não iria passar sem deixar grandes consequências.

Ao Algarve, a pandemia havia de chegar alguns dias depois, a 8 de Março, dia em que se soube que uma jovem de 16 anos de Portimão estava infetada.

No Alentejo, os primeiros dois casos só haviam de surgir dez dias depois, a 18 de Março.

Um ano depois de confirmados os primeiros infetados com o novo coroanavírus, já houve 804.956 casos reportados, em números acumulados desde o início da pandemia, 20.110 no Algarve e 28.474 no Alentejo.

Quanto a vítimas mortais, foram já, no total, 16.351, 947 das quais na região alentejana e 339 na região algarvia.

Em todo o país, já recuperaram da Covid 720.235 pessoas.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub