Secretária de Estado reafirma prontidão do Hospital de Faro para o coronavírus

Dois casos confirmados são «preocupação acrescida»

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

A garantia já tinha sido dada, mas foi reforçada na manhã desta segunda-feira, 2 de Março: «o Hospital de Faro está preparado» para um eventual caso de Covid-19. Jamila Madeira, secretária de Estado Adjunta e da Saúde, esteve hoje em Faro, no dia em que já estão confirmados dois casos de coronavírus em Portugal. 

A governante teve uma reunião de trabalho com a administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), falando, depois, aos jornalistas.

Com a epidemia de Covid-19 na ordem do dia, este foi um dos temas abordados.

Questionada pelos jornalistas, Jamila Madeira começou por manifestar a sua «preocupação acrescida» sobre o facto de já haver dois casos confirmados em Portugal.

«O Hospital de Faro está preparado, com salas de pressão negativa, soluções dentro do quadro do plano de contingência para dar resposta e encaminhamento adequado», disse.

Esta afirmação vem, de resto, no seguimento do que já tinha sido dito por Paulo Morgado, presidente da Administração de Saúde Regional (ARS) do Algarve, ao Sul Informação.

A secretária de Estado deixou também a recomendação de ninguém se dirigir, logo, às urgências e centros de saúde, em caso de ter sintomas, mas «ligar ao SNS 24».

«Todas as dinâmicas e de reforço que eram necessárias, o Hospital [de Faro] já as planeou e está a implementar», garantiu também.

Jamila Madeira foi mais longe e disse que não «há nenhuma perspetiva de não haver capacidade de resposta, bem pelo contrário».

E os milhares de turistas que chegam ao Algarve? Estão a ser bem informados? Como é que a região se tem preparado?

A secretária de Estado fez referência «à informação que existe nos Aeroportos, articulada com a Direção-Geral de Saúde, e até na comunicação social».

«Julgo que não há problema de informação e todos os turistas agora, como anteriormente, sabem que o SNS dará resposta às suas necessidades», concluiu.

Comentários

pub