Lagos lamenta inclusão na lista de concelhos de risco «por um caso a mais»

73 era o limite de casos e Lagos registou…74

«Foi por um caso e, por isso, fica um amargo de boca». Lagos entrou esta quinta-feira, 12 de Novembro, na lista dos concelhos de alto risco com mais restrições devido à Covid-19, situação que o presidente da Câmara lamenta. 

Ao Sul Informação, Hugo Pereira explicou que o limite de casos para Lagos «era de 73». «Infelizmente, tivemos um a mais, somando 74 nos últimos 14 dias», disse.

Esta inclusão, explicou o autarca, começou a ser algo esperado, à medida que a semana ia passando.

«Nós fomos sempre monitorizando os casos e íamos vendo que, em princípio, ficaríamos fora, mas, nos últimos dias, tivemos um aumento considerável. Por isso, era algo com que já contávamos. Tivemos um surto numa obra, envolvendo uma empresa de construção civil, que fez subir o número de casos porque, de resto, registámos alguns casos, em contexto familiar, mas devidamente controlados», acrescentou Hugo Pereira.

Apesar de não concordar com o critério aplicado pelo Governo (dos 240 casos por cada 100 mil habitantes), o presidente da Câmara pediu que todos «cumpram as regras» que incluem o recolher obrigatório nos dias de semana (23h00 às 5h00) e aos fins de semana, a partir das 13h00, entre outras medidas.

 

Hugo Pereira – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Para o autarca, os impactos desta inclusão de Lagos serão «essencialmente sentidos durante o fim de semana porque, às 23h00, de segunda a sexta-feira, já há pouco movimento».

Todo o comércio, que terá de encerrar até às 13h00 aos fins de semana, irá «ressentir-se, seja nos almoços de sábado e domingo, seja nas compras de Natal que, se calhar, não vão acontecer», acrescentou.

Quanto aos apoios à economia local, Hugo Pereira realçou que «eles já existem desde o início da pandemia e nas mais variadas formas, para empresas e famílias», com medidas como a isenção do pagamento das taxas de ocupação da via pública.

Além disso, a Câmara está a distribuir cabazes alimentares e de bens de primeira necessidade, onde se incluem produtos de higiene pessoal e limpeza da casa, entrega de medicação, distribuição de refeições a pessoas em situação de sem abrigo e apoio psicológico.

Este apoio pode ser pedido através do telefone 282 780 900 ou 282 771 700 (9h00-17h00) ou do e-mail [email protected]

Ainda assim, o presidente da Câmara garantiu ao nosso jornal que a autarquia está a «pensar ainda em criar mais um plano, com novas medidas».

E, na próxima reavaliação, a esperança é que o município «possa sair da lista».

Por enquanto, além de Lagos, há outros sete concelhos algarvios – Albufeira, Faro, Tavira, Vila do Bispo, Vila Real de Santo António, Portimão e São Brás de Alportel -,  na lista dos concelhos de alto risco. As restrições entram em vigor a partir das 0h00 de segunda-feira, 16 de Novembro.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub