Albufeira nos concelhos de risco é «má notícia»

«Temos de pensar no futuro: quando isto tudo passar, temos de voltar a ter capacidade para receber as pessoas que nos visitem»

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

Albufeira deve entrar hoje na lista dos concelhos de alto risco devido à Covid-19, uma «má notícia», na opinião de José Carlos Rolo, presidente da Câmara, que refere, ainda assim, a necessidade de pensar no futuro depois da pandemia. 

Contactado pelo Sul Informação, o autarca lamentou a quase certa inclusão de Albufeira nessa lista de municípios que estão sujeitos ao recolher obrigatório nos dias de semana (23h00 às 5h00) e aos fins de semana, a partir das 13h00, entre outras medidas. A revisão acontece no Conselho de Ministros de hoje, 12 de Novembro, que está a decorrer.

«Tendo em conta o critério rígido, não havendo alterações, há alguns municípios algarvios que entrarão nessa lista e Albufeira é um deles. É algo que não é positivo», considerou José Carlos Rolo.

Segundo o critério dos 240 casos por 100 mil habitantes, Albufeira não podia passar, em 14 dias, os 98 infetados. Apesar de não ter presente o número exato de casos durante este período, o presidente da Câmara explicou que os dados «são superiores» a esse limite.

 

José Carlos Rolo

 

Perante esta situação, José Carlos Rolo pediu responsabilidade a todos.

«Temos de ter atitudes defensivas, as regras já sabidas, além de evitar os ajuntamentos de pessoas porque aí é que parece que reside o problema. Sabemos como não é fácil – o ser humano é um ser social -, mas vivemos este tempo particular das nossas vidas que requer sacrifícios», considerou.

De resto, segundo o autarca, o aumento de casos nestes 14 dias deveu-se essencialmente «a infeções em contexto familiar», apesar de haver «alguns casos em escolas», como a Secundária de Albufeira.

Nestes momentos, que se avizinham difíceis para a economia local, José Carlos Rolo recordou a «restauração que será bastante afetada».

«Temos de pensar no futuro: quando isto tudo passar, temos de voltar a ter capacidade para receber as pessoas que nos visitem», concluiu.

Além de Albufeira, estão no limiar de entrar na lista outros concelhos do Algarve, nomeadamente Faro, Portimão, Vila do Bispo, VRSA e, eventualmente, Lagos, que se juntarão a São Brás de Alportel, que já é um dos concelhos em confinamento e se deverá manter como tal.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub