Faro lança terceiro concurso para construção da nova ponte para a Praia

Este é o terceiro concurso lançado

A Câmara de Faro lançou um novo concurso, aberto até 17 de Outubro, para a construção da nova ponte de acesso à Praia de Faro. O novo projeto prevê duas faixas de circulação automóvel e foi alterado para que o preço esteja mais adequado à realidade atual. 

Este é o terceiro concurso lançado, depois dos dois anteriores terem sido encerrados por falta de propostas (publicados em 28 de Dezembro de 2018 e 7 de Novembro de 2017).

A obra, com um prazo de execução de 540 dias, mantém um preço base de 3,5 milhões de euros, assegurando o Município de Faro o financiamento de mais de 50% da empreitada.

A nova ponte de acesso à Praia de Faro vai substituir a atual, sendo localizada num traçado paralelo a Nascente, a uma distância que acautela, por exemplo, «a necessidade de execução dos trabalhos de demolição da ponte existente».

De resto, os custos de demolição e remoção da ponte atual «serão suportados pela autarquia, ao contrário do que acontecia anteriormente».

A nova ponte vai cobrir uma distância de cerca de 180 metros, com um tabuleiro de aproximadamente 11 metros de largura.

 

 

Este tabuleiro vai acolher duas faixas para circulação automóvel, permitindo igualmente o acesso de transportes públicos coletivos à Praia de Faro, contemplando ainda dois passeios pedonais, um deles com uma largura que permite a convivência da circulação pedonal com bicicletas.

«Assim, esta nova ponte vai permitir condições de circulação condignas em ordenada convivência para veículos automóveis, velocípedes e peões, o que, aliado às anteriores obras do parque de estacionamento exterior e do passadiço pedonal e ciclável, permitirá implementar um novo modelo de mobilidade no acesso à Praia de Faro», diz a Câmara Municipal.

«Face ao projeto inicial da nova ponte, foram ainda retirados do novo projeto os elementos estilísticos exteriores ao tabuleiro da ponte, que oneravam em muito a intervenção. Posteriormente, a gestão e manutenção desta infraestrutura ficará a cargo da autarquia», acrescenta.

A reformulação do projeto da ponte já tinha sido avançada por Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, ao Sul Informação. O objetivo, explicou o autarca, é atrair os empreiteiros, depois dos dois primeiros concursos terem ficado desertos.

 

A atual ponte

 

Certo é que, agora, o Município de Faro congratula-se com o lançamento do terceiro concurso, a cargo da Sociedade Polis Ria Formosa, mas para o qual, «muito contribuiu» a autarquia.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara, considera mesmo que o seu executivo «tudo tem feito para que esta intervenção vá por diante, tendo disponibilizado as verbas e o apoio necessários junto da Polis e da tutela».

A obra chegou a estar presa por um milhão de euros (sem se saber de onde viria esse dinheiro), uma vez que foi necessário aumentar o valor base do concurso, depois do primeiro ter ficado deserto. Acabou por ser a Câmara de Faro a avançar com a verba.

Para Rogério Bacalhau, «entendemos que esse esforço extraordinário», feito pela autarquia, «era essencial para fazer cumprir, enfim, as legítimas aspirações dos habitantes locais, bem como de todos os farenses que compreendem a necessidade de ter novos acessos a este ponto do território, que é também fundamental para a afirmação turística do nosso concelho».

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub