Lançado novo concurso para a construção da ponte da Praia de Faro

Obra deve começar no início de 2020

Foto: Pablo Sabater/Sul Informação

O novo concurso para a construção da nova ponte de acesso à Praia de Faro, com o valor base de 3,5 milhões de euros, foi publicado esta sexta-feira, 28 de Dezembro, em Diário da República, pela Sociedade Polis.

Em nota enviada às redações, a Câmara de Faro lembra que, «o desenlace tornou-se possível após a assinatura, no dia 27, do protocolo entre o Município e a Polis, de acordo com o qual a autarquia desembolsa mais 1,12 milhões de euros para tornar mais atrativo um concurso que, recorda-se, em Outubro último, caíra sem concorrentes».

A autarquia realça ainda que «este novo investimento da edilidade surge da inexistência de financiamento por parte da Polis ou do Governo para viabilizar uma obra que, recorde-se, é da inteira responsabilidade da Sociedade Polis».

Para a Câmara de Faro, este foi «mais um esforço adicional da autarquia que acontece depois de, em 2009, já ter comparticipado o investimento com a colocação de cerca de 900 mil euros no capital social da sociedade e de, em Agosto de 2016, ter injetado mais 561 mil euros, perante a inexistência de verbas na Polis para assegurar o concurso e a intransigência da tutela».

O Município de Faro considera que esta foi a «a solução possível tendo em conta a necessidade de se aumentarem os níveis de serviço, segurança e conforto dos utentes no acesso à Praia de Faro».

A nova ponte, garante a autarquia, «será ainda muito mais eficiente do que a atual dos pontos de vista hidráulico, ambiental, arquitetónico e de navegabilidade».

Em declarações ao Sul Informação, Rogério Bacalhau, em Novembro, previu o início da obra, «se não houver percalços com o concurso», no início de 2020.

Comentários

pub