Loulé acolhe exposição sobre os 40 anos da Universidade do Algarve

Mostra poderá ser visitada até dia 7 de Fevereiro

A exposição itinerante “Universidade do Algarve – 40 anos a criar futuro” é inaugurada esta quarta-feira, 8 de Janeiro, às 17h00, na Escola Secundária de Loulé. 

O momento contará com a presença de Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, e Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve.

Esta exposição, que poderá ser visitada até dia 7 de Fevereiro, foi inaugurada no passado dia 9 de maio, na Assembleia da República, no âmbito do 40º aniversário da UAlg

O local escolhido resultou do facto de ser a única universidade portuguesa criada por Lei da Assembleia da República. O Projeto de Lei deu entrada em 19 de Abril de 1977 e mereceu aprovação unânime do Parlamento a 16 de Janeiro de 1979, permitindo que, em 28 de Março, fosse publicada a Lei n.º 11/79, que criou a Universidade do Algarve.

Esta exposição itinerante e interativa pretende mostrar e explicar o que aconteceu ao longo destes 40 anos e, ao mesmo tempo, celebrar o percurso da academia algarvia.

Ao longo dos anos, o Município de Loulé diz que «tem sido um importante parceiro da Universidade, através de diversas ações e projetos que visam o desenvolvimento e incremento da competitividade da região no contexto nacional e internacional».

Destaca-se, neste momento, o projeto ABC Loulé Active Life Health & Research, que a par da investigação em prol da ciência tem por objetivo proporcionar os melhores cuidados de saúde a residentes e turistas, materializando-se através de dois edifícios – em Loulé e em Vilamoura ou o aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO Metoposaurus Algarvensis, projeto intermunicipal que envolve ainda as autarquias de Silves e Albufeira, visando a dinamização deste território para contrariar a desertificação do interior da região.

Comentários

pub