Uma cozinha em Lagos feita para conectar turistas e residentes à volta dos tachos

O lema é «This kitchen is made to connect»

Joana Glória – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Os turistas – e até os residentes – de Lagos têm, a partir de agora, mais uma atividade para fazerem, na cidade. Trata-se do espaço The Kitchen, no centro histórico da cidade, onde poderá haver aulas de culinária portuguesa (e não só), mas também um supper club, workshops, gravação de podcasts ou de vídeos para os canais de YouTube ou mesmo sessões fotográficas. Tudo em nome da convivialidade que a (boa) comida proporciona.

A ideia é de Joana Glória, que já era a criadora da plataforma Lagos Digital Nomads, que apresenta serviços e conexões para os tais nómadas digitais que procuram a cidade.

«Antes da pandemia, lancei também uma plataforma que se chamava Eat at the Locals, através da qual os turistas podiam marcar uma refeição para ir comer à casa dos portugueses, comer comida portuguesa, em família». Mas «o projeto ficou em stand-by por causa da pandemia», diz Joana Glória ao Sul Informação, no dia da abertura oficial do novo espaço The Kitchen.

«Ainda não tive a oportunidade de relançar a plataforma Eat at the Locals, mas durante, este período, houve muitos pedidos de residentes estangeiros e de turistas para as aulas de culinária portuguesa», acrescenta.

Foi daí que surgiu a ideia de The Kitchen, «principalmente para trazermos os turistas que nos visitam para conhecer mais a nossa gastronomia. Eles visitam os restaurantes, mas uma aula de culinária ou uma conversa com uma pessoa da terra, que vai falar sobre as nossas histórias, serão uma forma muito mais interessante de os turistas terem contacto com a nossa cultura, da qual a gastronomia é uma parte importante».

 

 

Joana Glória, que é uma empreendedora nata, tem sempre a cabeça a fervilhar de ideias. Por isso, acrescenta que esta «é uma cozinha com muitas funções, com o objetivo de conectar as pessoas, através da comida e de eventos temáticos, gastronómicos».

Entre os eventos temáticos, Joana já está a programar noites de fado, com algumas das vozes locais. E de Londres, onde esteve há poucos dias e onde viu uma nova versão do musical «Mamma Mia», também trouxe ideias: «desta vez fui a um espetáculo diferente, porque é um espetáculo imersivo. Eles transformaram o pavilhão num restaurante grego, na caverna grega de Mamma Mia! E andam ao pé das pessoas a cantar e a fazer o espetáculo. Então e se eu tivesse aqui alguém a contar a lenda das amendoeiras, ao pé das pessoas e fazer uma coisa imersiva? Vou experimentar, acho que é capaz de ficar bem diferente e interessante», salienta, cheia de entusiasmo.

Joana Glória, que regressou há alguns anos a Lagos, garante que o seu espaço The Kitchen não é só para turistas, também é para residentes. «Vamos ter eventos de supper club, vamos ter jantares temáticos, vamos ter noites marroquinas, vamos ter noites de fado, vamos ter sushi, ceviche, aniversários, team buildings, workshops sobre as coisas todas que estão agora na moda, vegan, non gluten, tudo o que seja. Nós estamos abertos a trabalhar com diversos tipos de culinária e gastronomia», enumera.

À frente desses workshops vão estar «chefes de cozinha, mas também pessoas como a minha mãe, que cozinha muito bem». Apesar da sua origem francesa, Joana garante que a sua mãe «já é uma pessoa da terra e vai dar as aulas de cataplana. Eu própria aprendi já a fazer pastéis de nata, por isso vou ser eu a dar as aulas de pastel de data. Temos outras pessoas que cozinham igualmente muito bem, que não são chefes, mas que garantem uma experiência de qualidade a quem nos visitar».

The Kitchen poderá também ser um espaço para sessões fotográficas temáticas: «no Natal, por exemplo, este vai ser um sítio espetacular para as famílias virem fazer uma sessão fotográfica, para fazer os biscoitos com as avós. É um espaço versátil que vai dar para fazer muitas coisas diferentes».

 

 

Na inauguração, estiveram presentes empresários e gestores da área da hotelaria e turismo, bem como responsáveis por agências imobiliárias e de marketing.

Miguel Ferreira, da empresa SunStays, que gere doze apartamentos em regime de Alojamento Local, elogiou a iniciativa, considerando que é «uma nova oferta, de qualidade, para os turistas que já não vêm só à procura do sol e da praia».

«Nós temos uma publicação nossa, com sugestões para os nossos clientes, que nos visitam ao longo de todo o ano. Incluímos visitas a locais emblemáticos, restaurantes de qualidade, boas lojas, passeios e agora vamos também incluir The Kitchen», garantiu o empresário.

Joana Glória acrescenta que, hoje em dia, mesmo as agências imobiliárias que trabalham com mercados mais exigentes «gostam de ter este tipo de oferta diferente, para apresentarem aos seus potenciais clientes».

«The Kitchen é mais uma oferta, que não se destina apenas aos turistas. Também queremos que as pessoas da terra venham desfrutar deste espaço. E o mais interessante é que vamos estar a trabalhar o ano inteiro!», sublinha a empreendedora.

Decorado com simplicidade, muita luz e bom gosto, com apontamentos de design, o espaço inclui duas cozinhas: uma para as atividades normais (pequenos grupos, de 8 a 10 pessoas, no máximo), e outra «para pessoas que não têm cozinha licenciada em casa, mas que querem cozinhar para vender para fora».

«Vamos ter aqui muitas coisas fixes a acontecer!», garante Joana Glória.

O site de The Kitchen ainda está a ser feito, pela própria empreendedora e por dois jovens estagiários da Câmara de Negócios da Holanda, mas as atividades do espaço podem ser seguidas no Instagram.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

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