Nenhum doente nos Cuidados Intensivos no Algarve está vacinado contra a Covid-19

Revelou ao Sul Informação Ana Varges Gomes

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação – Arquivo

Os doentes com Covid-19 internados nos Cuidados Intensivos das unidades de Faro e de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve eram esta quarta-feira, dia 5 de Janeiro, «todos pessoas não vacinadas», revelou Ana Varges Gomes, presidente do Conselho de Administração dos hospitais algarvios.

«Os doentes que eu tenho nos Intensivos, neste momento, são todos pessoas não vacinadas. Portanto, as situações graves, que são essas que levam as pessoas aos intensivos, são de não vacinados. Os outros têm uma forma menos grave da doença», disse Ana Varges Gomes ao Sul Informação.

Esta é uma das razões que leva a responsável máxima pelo CHUA a afirmar que a vacinação «está a fazer toda a diferença», no que toca à pressão causada pela pandemia sobre aos hospitais, que é muito menor este ano do que no início de 2021.

Mas, como em todas as regras, há exceções. E quais são elas?

«São as pessoas que já estão mais debilitadas, com outras comorbilidades, com outras doenças associadas e que já têm um estado de saúde complexo. Muitas vezes, o sistema imunitário não responde tão bem à vacina. E estamos a falar aqui, sobretudo, de alguns idosos com carga de doença, que já têm alguma dificuldade na sua resposta imunológica à vacina», enquadrou.

Ou seja, não é a Covid, só por si, «que vai causar o desfecho final».

«São muitas comorbilidades juntas e qualquer desequilíbrio pode ser fatal. Estamos a falar de pessoas com muita idade, com mais de 80 anos, já com muita patologia. Ou seja, pode ser Covid, mas também uma infeção respiratória normalíssima, que nada tenha a ver com a Covid-19», concluiu.

 

 



Comentários

pub