Algarvios no pódio da prova de Torres Vedras da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM)

O também algarvio David Costa (Rodactiva/Golden Club Cabanas), na classe C, foi o melhor paraciclista

Filipe Francisco

Os ciclistas algarvios Filipe Francisco e Celina Carpinteiro, ambos do CDASJ/Cyclin’Team/Município de Albufeira, ficaram este domingo em 3º lugar nas provas de elite da Maratona de Torres Vedras, segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM).

As provas masculina e feminina foram ganhas por Guilherme Mota e Melissa Mais, ambos da Guilhabreu MTB Team.

Os 93 quilómetros percorridos pela elite masculina ficaram marcados pela competitividade e pelo equilíbrio, com menos de três minutos e meio a separarem o vencedor do quinto classificado.

Guilherme Mota revelou-se o mais forte, cortando a meta isolado, ao fim de 3h43m32s. Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech) foi aquele que mais se aproximou, gastando mais 43 segundos.

O terceiro, a 1m24s, foi Filipe Francisco (CDASJ/Cyclin’Team/Município de Albufeira).

A vitória na maratona torriense permitiu a Guilherme Mota assumir o comando da geral da Taça.

 

Celina Carpinteiro

 

Entre as mulheres mandou a campeã nacional de elite, Melissa Maia, que dominou de forma hegemónica. A corredora da Guilhabreu MTB Team cumpriu os 75 quilómetros em 3h40m32s, deixando a segunda classificada, a estoniana Maaris Meier (Sagiper/NSCP Mortágua), a 15m25s.

A terceira, a 16m13s, foi Celina Carpinteiro (CDASJ/Cyclin’Team/Município de Albufeira). Melissa Maia reforçou o comando da Taça de Portugal na categoria de elite feminina.

Nas categorias de veteranos, evidenciaram-se os masters 30 Luís Moura (Saertex Portugal/Edaetech) e Marilyne Marques (Demo BTT/O’Baga Fruit), o master 35 Ricardo Oliveira (Saertex Portugal/Edaetech), os masters 40 Carlos Ramos (Trepanelas/Prifer) e Ângela Gonçalves (Saertex Portugal/Edaetech), o master 45 Martinho Saragoça (BTT Gardunha/Fundão/Create), os masters 50 António Marques (BTT Seia) e Carla Vieira, o master 55 Carlos Soares, o master 60 Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team) e o master 65 Manuel Pinto (Carvic/Casa dos Óculos/Figueiras BTT).

Os melhores paraciclistas foram David Costa (Rodactiva/Golden Club Cabanas), na classe C, e Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem), na classe D, enquanto nas bicicletas de assistência elétrica impuseram-se Pedro Serras e Dina Morgado (Marítimo Sport Club).

A vitória coletiva pertenceu à formação Guilhabreu MTB Team. A Saertex Portugal/Edaetech impôs-se entre as equipas masters.

A terceira prova da Taça de Portugal de XCM vai realizar-se em Águeda, no dia 15 de setembro.

 

 



Comentários

pub