Alunos do Agrupamento de Escolas Rio Arade visitam a Chéquia em projeto eTwinning/Erasmus+

Deslocação do grupo à Chéquia, financiada pelo programa Erasmus+, foi o culminar desta cooperação internacional entre duas escolas

Os alunos da turma 8ºBE, da Escola Básica Professor João Cónim, do Agrupamento de Escolas Rio Arade, de Lagoa, visitaram, entre 12 e 16 de Maio, a Základní Skola Magic Hill, em Ricany, na Chéquia, no âmbito do projeto eTwinning/Eramus+ “Happy students learn more”.

O projeto desenvolveu-se ao longo do presente ano letivo, durante o qual alunos e professores das duas escolas tiveram a oportunidade de colaborar remotamente na realização de atividades educativas promotoras do bem-estar e educação ambiental, utilizando a plataforma eTwinning.

A deslocação do grupo à Chéquia, financiada pelo programa Erasmus+, foi o culminar desta cooperação internacional entre as duas escolas.

Durante os cinco dias de mobilidade, os alunos realizaram diversas atividades com os colegas checos, relacionadas com educação ambiental e sustentabilidade, algumas em contexto escolar e outras junto da comunidade local.

 

As atividades incluíram a caminhada até uma reserva de orquídeas selvagens, visita a um parque geológico, tarefas relacionadas com agricultura sustentável na quinta da escola, assim como um tour guiado pelos parceiros checos na cidade de Praga.

Durante estes dias, os alunos reforçaram as suas aprendizagens sobre o ambiente, refletindo sobre o impacto ambiental da ação humana.

A visita do grupo de alunos enquadrou-se na candidatura feita pelo Agrupamento de Escolas Rio Arade à acreditação Erasmus+ que permite, até ao ano de 2027, a realização de projetos de mobilidade de docentes, técnicos e alunos.

«As vantagens de participação de alunos em mobilidades Erasmus+ são diversas, nomeadamente ao nível da promoção do autoconhecimento, autonomia, expansão de horizontes e enriquecimento curricular e das aprendizagens», salienta o Agrupamento.

Os alunos foram acompanhados pela diretora do agrupamento Eunice Reis, pela professora Cristina Jesus e pela educadora social Filipa Ferreira.

 

 



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