Autoridade de Saúde do Algarve confirma novos surtos de Covid-19 em Albufeira e Portimão

Há outro surtos ativos na região, mas de menores dimensões

A Autoridade de Saúde Regional confirmou hoje ao Sul Informação a existência de novos surtos de Covid-19, em Portimão e Albufeira, «resultantes da contactos laborais e familiares».

No caso de Portimão, a própria Câmara Municipal revelou que um dos surtos surgiu entre trabalhadores de uma empresa de construção civil. Mas o nosso jornal sabe que há um outro surto novo, numa empresa ligada ao ramo alimentar, no mesmo concelho.

Em resposta a perguntas colocadas pelo Sul Informação, a Autoridade de Saúde acrescentou que estas situações ligadas à construção civil «surgiram, identificadas como surtos, na segunda semana de Março», mas que «continuam a surgir novos casos».

De facto, em Portimão, e depois de semanas de tranquilidade nos números, só desde o passado dia 17 de Março já foram identificadas 68 novas infeções por Covid-19. Nem todas são motivadas pelo surto na construção civil, mas os casos entre estes trabalhadores representam a maior fatia. O surto na construção civil já motivou 51 casos e o da padaria mais 15.

Em Albufeira, que também se manteve com cifras baixas durante muito tempo, ontem, a informação apontava para um acréscimo de 17 casos.

Mas no Algarve há outros surtos, «de menores dimensões, relacionados com construção civil», nomeadamente em Castro Marim, Faro, Olhão, Lagoa.

Quanto ao total de casos, a Autoridade de Saúde explica que, até ontem, dia 22, «tínhamos 28 casos no surto de Portimão, 5 no caso de Lagoa e 6 em Albufeira, relacionados com construção civil e relacionados entre si», já que «os trabalhadores rodam por várias obras».

No entanto, estes surtos «estão a crescer e hoje já chegaram mais casos positivos, muito provavelmente relacionados» com aquelas situações.

Além do mais, em Portimão há também um outro «surto ativo, com 22 casos», numa comunidade religiosa, mas que começou já no início do corrente ano.

E o que se tem estado a fazer para controlar estes surtos? «Têm sido feitos muitos testes, para confirmar e para rastrear os contactos, à totalidade dos trabalhadores de cada empresa», incluindo os que trabalham para «empreiteiros ou sub-empreiteiros», responde a Autoridade de Saúde Regional.

As colheitas «são feitas nos Centros de Saúde, nos estaleiros das obras (Unidades Móveis), no Drive Thru do Estádio Algarve e em locais escolhidos e adaptados caso a caso pelas equipas». Em alguns casos, «os testes são promovidos pelas empresas e são feitos em estabelecimentos privados».

O mesmo procedimento já tinha sido adotado aquando do surto em Alcoutim, que surgiu entre trabalhadores da empresa que está a montar uma central fotovoltaica. Aliás, segundo informação da Câmara de Alcoutim divulgada hoje, neste concelho o surto está prestes a ser dado como encerrado, uma vez que já não há casos ativos de Covid-19 naquele município do Nordeste Algarvio.

Porque é preciso estar sempre muito atento, a Autoridade de Saúde, «além das medidas de identificação, isolamento, inquérito epidemiológico com rastreio de contactos, testagem e identificação precoce de contactos positivos com o respetivo isolamento, tem feito visitas aos locais das obras, algumas em colaboração com ACT», a Autoridade para as Condições do Trabalho.

Como reforço, «as equipas locais integradas (com várias entidades municipais) tem feito inúmeras diligências de intervenções pedagógicas, sociais e de investigação».

Apesar de todo este trabalho, nomeadamente ao nível da testagem, a Câmara de Portimão anunciou esta terça-feira que vai avançar também com testes em massa da população, em parceria com a estrutura do Algarve Biomedical Center (ABC), que foi instalada no drive thru do Portimão Arena.

É que a autarquia portimonense «não está satisfeita com a forma como a pandemia está evoluir no concelho», temendo o impacto que estes surtos poderão ter na comunidade, pelo que resolveu promover esta testagem massiva e voluntária, na qual os munícipes se podem inscrever gratuitamente.

Conheça todos os dados da região e por concelho, incluindo a evolução em 24 horas, no mapa interativo que já foi atualizado com as novas informações recolhidas:

Clique para ver o mapa interativo ampliado

 

 



Comentários

pub