Portimão avança com testagem massiva à Covid-19

Esta testagem massiva surge também numa altura em que, devido a um surto detetado no setor da construção civil, o números de casos tem aumentado em Portimão

Portimão avança, a partir desta terça-feira, 23 de Março, com uma testagem massiva à Covid-19. Qualquer residente pode inscrever-se e fazer um teste gratuito no drive thru, instalado no Portimão Arena. 

Em nota de imprensa, a autarquia explica que «não está satisfeita com a forma como a pandemia está evoluir no concelho», reforçando «as medidas com impacto imediato na segurança sanitária da comunidade».

Esta testagem massiva surge também numa altura em que, devido a um surto detetado no setor da construção civil, estão a ser feitos «rastreios em estaleiros de obras de Portimão».

O Sul Informação sabe que esse surto originou a que, na última semana, tenham sido confirmados mais 56 casos de Covid-19, em Portimão, surgidos sobretudo a partir de dia 17 de Março.

A autoridade de saúde local, de resto, «já avançou com a testagem de todos os trabalhadores deste setor, com o apoio da Autoridade para as Condições de Trabalho, do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos Bombeiros de Portimão».

Só que, numa «estratégia municipal mais ambiciosa», a autarquia decidiu avançar também com testagem massiva da população, em parceria com a estrutura do Algarve Biomedical Center (ABC), que foi instalada no drive thru do Portimão Arena.

A partir de hoje, qualquer residente poderá inscrever-se e efetuar um teste gratuito à Covid-19, mediante preenchimento do formulário disponível aqui ou por contacto telefónico com a linha “Proteção 24”, através do número 808 282 112, que se encontra disponível 24 horas por dia, informando, se necessário, se necessita de meio de transporte, para ser encontrada uma solução para a deslocação.

 

 

Após a submissão individual, cada utente irá receber um e-mail de confirmação da receção dos dados.

Antes da «realização do respetivo teste de antigénio, cada pessoa receberá outra mensagem com a confirmação do local, data e hora da marcação», explica a Câmara de Portimão.

Em complemento a esta medida, e como resposta direta ao atual surto de Covid-19 detetado em empresas do setor da construção civil que operam na região, identificados pelas ações de rastreio levadas a cabo no concelho de Portimão, a autarquia continua a testar todos os trabalhadores deste setor, abrangendo os vários estaleiros de obras ativos no território municipal.

Num esforço conjunto entre a Autoridade para as Condições no Trabalho, a Autoridade de Saúde Local e a Proteção Civil Municipal, desde o passado dia 20 de Março «está a ser testado todo o pessoal ligado à construção civil no concelho, de forma a controlar e travar o surto atualmente existente e que foi detetado mal surgiu».

Segundo a autarquia, o surto «desmultiplicou-se face a eventos de natureza social, veementemente desaconselhados neste momento».

Nesse sentido, «a equipa multidisciplinar de apoio à saúde pública, que inclui trabalhadores destacados pela autarquia na Proteção Civil Municipal, está a trabalhar ininterruptamente para acompanhar de perto os contactos dos casos positivos, não apenas os funcionários, mas também as respetivas famílias, colocando toda a gente em isolamento precocemente, de forma a quebrar as cadeias de transmissão».

Quanto «aos elevados indicadores da pandemia que atualmente se registam em Portimão», acontecem «depois de, nos últimos dois meses, se registar uma situação epidemiológica controlada, com um número diário de casos considerado baixo, em contraciclo com a própria região algarvia e o país».

Por isso, conclui a autarquia, o «objetivo prioritário é estancar este e futuros surtos de forma rápida e eficaz, evitando que Portimão sofra nas próximas semanas um nefasto retrocesso no desconfinamento em curso, devido à subida acima da média dos indicadores sanitários, o que, a verificar-se, trará repercussões muito graves para a economia local e para os munícipes».

 

 



Comentários

pub