6 trabalhadores diagnosticados com Covid em central fotovoltaica de Alcoutim

Já foram testados os demais trabalhadores da mesma empresa

Central fotovoltaica – Imagem de Arquivo

Um surto de Covid-19, que já tem seis casos confirmados, foi detetado entre os trabalhadores que estão a montar os painéis solares da mega central fotovoltaica da antiga Herdade de Finca Rodilha, em Alcoutim, confirmou ao Sul Informação a Autoridade de Saúde Regional do Algarve.

Os primeiros quatro casos foram diagnosticados na terça-feira, dia 9 de Março, tendo entretanto sido confirmados mais dois infetados, numa segunda leva de testes, cujos resultados foram conhecidos ontem, dia 10.

«Estão a ser efetuados testes a cerca de 50 trabalhadores. Esta quarta-feira, a equipa do SNS fez 17 colheitas no local e alguns trabalhadores tinham já feito teste em Laboratório Convencionado e no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA)», segundo a Autoridade de Saúde.

Hoje, quinta-feira, serão conhecidos mais resultados de testes.

Contactado pelo nosso jornal, Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, disse que «a situação está a ser acompanhada e as pessoas estão em isolamento. Mas, como é natural, tudo isto suscitou aqui alguma preocupação».

É que, explicou, os trabalhadores da empresa que está a fazer esta empreitada «estão dispersos, não estão todos na herdade. É isso que nos aumenta a preocupação. Eles estão em pelo menos três localidades».

Ainda assim, Osvaldo Gonçalves acredita que não houve «um contacto próximo» dos trabalhadores com a demais população, «até porque as pessoas têm receio, devido à pandemia».

Da parte da Autoridade de Saúde Regional chega a garantia de que tudo foi feito para controlar o surto.

«As medidas que a Autoridade de Saúde Local tomou foram, em articulação com a entidade empregadora, separar, nos alojamentos, os trabalhadores com resultado positivo dos restantes. Foram comunicadas as precauções a tomar aos trabalhadores e foram programados os testes. Todo este trabalho foi feito em articulação com as estruturas municipais envolvidas, nomeadamente Proteção Civil e autarquia», disse esta entidade.

Os trabalhadores «estão a fazer isolamento nas instalações garantidas pela empresa, com as necessárias condições».

«Vamos esperar que não haja uma transmissão comunitária, que não se espalhe pela população em geral», desejou, por seu lado, Osvaldo Gonçalves.

Este surto surgiu no dia em que Alcoutim tinha deixado de ter casos ativos, segundo os dados da Autoridade de Saúde Regional. Esta não é, de resto, a primeira vez que Alcoutim deixa de ter casos ativos, para um surto vir “estragar” tudo.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub