Marcelo: Portugal na lista segura do Reino Unido faz «diferença brutal» para o Algarve

No caminho para o restaurante, Marcelo não escapou…a algumas selfies

É «uma grande notícia» que faz «uma diferença brutal» naquilo que é a economia – e o panorama geral – do Algarve. Marcelo Rebelo de Sousa está em Portimão para um jantar com autarcas e foi com estas palavras que comentou a inclusão de Portugal na lista de destinos seguros do Reino Unido, conhecida esta quinta-feira, 20 de Agosto. 

Antes de mais um encontro com os presidentes de Câmara do Algarve, desta vez no restaurante “Faina”, junto ao Museu portimonense, o Presidente da República falou aos jornalistas. A decisão do Reino Unido, conhecida ao final da tarde, foi o tema dominante.

«É uma grande notícia. Uma grande notícia para os autarcas aqui do Algarve, para muitos outros de outros pontos do país, mas, em primeiro lugar, para os 300 mil portugueses que vivem e trabalham no Reino Unido. É ainda uma boa notícia para os quase 50 mil britânicos que vivem e gostam de viver em Portugal e também para todos os que se queriam deslocar de um país para o outro», disse.

 

 

Para o Algarve, considerou Marcelo, esta decisão é mesmo «muito importante», «Faz tanta diferença…nem imaginam. Aqui no Algarve, faz uma diferença brutal», resumiu.

É que o Reino Unido é o principal mercado emissor de turistas e, até agora, quem visitasse o nosso país estava obrigado a cumprir uma quarentena (14 dias) no regresso a casa. Por isso, o Presidente fez questão de cumprimentar aqueles que «ousaram vir ao Algarve», mesmo quando Portugal ainda não estava na lista de países seguros.

Agora, com a decisão conhecida hoje, Marcelo acredita que há «um caminho aberto para marcar férias, para a hotelaria, a restauração – no fundo, toda a sociedade algarvia – acelerar o caminho já iniciado lentamente de recuperação». Ao Sul Informação, hoteleiros e dirigentes algarvios já tinham dado a mesma opinião. logo após a inclusão de Portugal no corredor aéreo britânico.

Apesar da boa notícia para a economia, que impactos poderá ter esta decisão do Reino Unido na parte sanitária? O aumento de turistas significará mais casos de Covid-19 na região?

«Até agora a experiência, com a movimentação no território português, que tem sido muito grande por todo o país, não tem tido consequências sensíveis no número de contaminados. Da parte dos que vieram de fora – e vieram alguns, como espanhóis, franceses e de outros países – não tem havido notícias de isso ter consequências num processo que sabemos que tem um grau de imprevisibilidade», considerou Marcelo.

 

 

Ainda assim, realçou, «as autoridades sanitárias estão atentas» a uma situação que nunca «é previsível».

Também hoje foram conhecidos os dados do desemprego na região e o panorama não é animador: o número de desempregados inscritos em Julho, nos centros de emprego do Algarve, subiu 216,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ainda assim, em relação a Junho, o desemprego registado baixou 12,6%.

Face a isto, o Presidente da República defendeu que a «ideia agora é que toda a atividade económica, e em particular o turismo, possam contribuir para que, aquele risco que me preocupa do aumento do desemprego nos últimos meses do ano, possa ser menos acentuado».

 

Fotos: Bárbara Caetano | Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub