O Dia da Europa, 9 de Maio, vai ser comemorado no Algarve com atividades e iniciativas descentralizadas, em Faro e Silves, que visam, sobretudo, «promover uma melhor compreensão de como a União Europeia molda a vida quotidiana da região (#EUinMyRegion) e como podemos contribuir para a UE».
As comemorações deste ano têm início na sede da CCDR Algarve, às 09h30, em Faro, com o Hastear da Bandeira ao som do Hino da Europa, pelos alunos da EB1 da Ria Formosa, de Faro. Segue-se a inauguração da exposição “Pilar dos Direitos Sociais da União Europeia”, de autoria da Comissão Europeia, dinamizada pelo Europe Direct.
Às 10h00, terá lugar, no mesmo local, a apresentação do novo projeto de Inclusão Social para públicos vulneráveis – “Legos 2.0”, coordenado pelo MAPS e em articulação com o CASA, o GATO e os Municípios.
Desenvolvido com financiamento europeu do CRESC Algarve 2020, e agora com o Algarve 2030, este projeto traz uma abordagem local inovadora de desenvolvimento social à população que se encontra em risco de exclusão social e em situação de sem-abrigo.
No mesmo dia, em Silves, destaca-se a visita ao projeto de eficiência energética das Piscinas Municipais de Silves, desenvolvido em parceria com a AREAL e cofinanciado pelos Fundos Europeus geridos na região, no âmbito do CRESC Algarve 2020. O projeto traduziu-se numa poupança energética de 42%, sendo hoje uma referência de investimento para outros municípios em instalações similares.
Durante a tarde, acontecem ainda atividades diversas promovidas pelo Europe Direct em conjunto com o Município de Silves, terminando pelas 18h00, na Biblioteca Municipal, com o “Sunset Europa”, que pretende ser um espaço participativo, de partilha e reflexão sobre o projeto europeu, pautado por momentos culturais que celebram uma Europa “Unida na diversidade”.
O Dia da Europa nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985, e foi celebrado pela primeira vez em 1986, ano em que Portugal e Espanha aderiram à Comunidade Económica Europeia (CEE), como era então denominada a atual União Europeia.
A data escolhida remete para a Declaração Shuman, de 1950, que defendia a criação de uma entidade supranacional como passo para garantir a paz na Europa e evitar as guerras entre países europeus, as bases fundadoras do que é hoje a UE.
Ao longo do mês de Maio, são promovidas outras iniciativas, com o apoio do Europe Direct Algarve e da CCDR Algarve, assinalando os valores europeus da Paz.
As comemorações deste ano na região algarvia são promovidas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, Município de Silves, Europe Direct Algarve e o Programa Regional Algarve 2030.
Comentários