GAMP convida a viajar pela história de Portimão através dos postais ilustrados antigos

Sétima exposição ao ar livre da série “Passear pela História”, promovida pelo Grupos dos Amigos do Museu de Portimão

A história do postal ilustrado de Portimão no primeiro quartel do século XX é o tema de mais uma exposição ao ar livre da série “Passear pela História”, promovida pelo GAMP – Grupo dos Amigos do Museu de Portimão, que será inaugurada a 29 de Julho, às 18h00, na na Praça Manuel Teixeira Gomes, nesta cidade algarvia.

Graças à coleção do bibliófilo João Tavares, arquivada no Centro de Documentação do Museu de Portimão, a que se associou o colecionador Manuel Mendonça e também António Feu, foi possível ao GAMP reunir um conjunto de postais que recordam e fixam na memória a paisagem urbana e social de Portimão há cerca de cem anos, entre 1900 e 1925.

Pelas imagens apresentadas, nas quais se inclui o primeiro postal ilustrado de Portugal, editado em 1894 por ocasião das Comemorações do V Centenário do Infante D. Henrique, poderão ser percorridos os primórdios da intensa vida marítima, industrial, rural e comercial que moldou Portimão.

 

 

Fonseca Dias, Luís Urbano dos Santos, com estúdios fotográficos em Portimão, e Faustino António Martins são, entre outros, os fotógrafos de algumas das imagens dos postais expostos que, constituíram, ao longo dos tempos, um muito popular e acessível meio de comunicação.

Os primeiros postais ilustrados (não fotográficos) eram impressos tipograficamente através de placa metálica. Este processo técnico, embora mantido e muito usado nos postais comerciais, evoluiria mais tarde para a utilização da ilustração fotográfica, através do processo litográfico e da fototipia, bem como do forte e natural contributo dos numerosos fotógrafos, que, entretanto, surgiram para responder a este novo desafio.

Esta mostra é a sétima edição do projeto de exposições intitulado “Passear pela História”, servindo de convite para a descoberta de algumas das primeiras imagens da antiga Vila Nova de Portimão, através dos primeiros bilhetes postais ilustrados da localidade, tanto ao longo da transição da monarquia para o regime republicano, como da elevação à categoria de cidade, ocorrida em 11 de dezembro de 1924, por decreto-lei assinado pelo portimonense Manuel Teixeira Gomes, então Presidente da República.

 

 

“Passear pela História” é uma proposta bilíngue (português e inglês) de exposições de rua iniciada em 2017, que também procura fortalecer a identidade da comunidade portimonense, ao valorizar a cidade e o concelho enquanto destino cultural e de lazer, proporcionando a residentes e turistas, de modo informal, uma descontraída e inesperada viagem no tempo, sobre diversos aspetos da história singular de Portimão.

É também um convite para descobrir (individualmente ou em grupo), no espaço público de Portimão, a sua história, a singularidades dos lugares, das suas gentes, do seu património e dos principais aspetos que moldaram o seu território e a sua sociedade.

A mostra, que é mais uma realização do muito ativo Grupo dos Amigos do Museu de Portimão, este ano agraciado com o prémio “Instituição”, atribuído pela APOM -Associação Portuguesa de Museologia, ficará patente até 17 de setembro.

Esta exposição ao ar livre é promovida pelo GAMP, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

 

 


Nas suas primeiras seis edições, a exposição “Passear pela História” abordou os seguintes temas:
2017 – Praça Manuel Teixeira Gomes
2018 – Praça da República – Alameda
2019 – Zona Ribeirinha de Portimão
2020 – Praia da Rocha
2021 – Artes, Ofícios e Profissões Antigas
2022 – História Subaquática do Rio Arade

 



Comentários

pub