Antigas artes, ofícios e profissões de Portimão inspiram exposição

Mostra é organizada pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão (GAMP)

As antigas artes, ofícios e profissões de Portimão vão ser mostradas numa exposição que vai ser inaugurada no sábado, dia 24 de Julho, às 18h00, na praça Manuel Teixeira Gomes, frente à Casa Inglesa, e que poderá ser vista até 19 de Setembro.

Esta é a quinta edição do projeto de exposições no exterior “Passear pela História”, uma iniciativa do Grupo de Amigos do Museu de Portimão (GAMP), em colaboração com o próprio Museu, a Junta de Freguesia e o município de Portimão.

«Iniciado em 2017, este projeto do GAMP exibe fotografias de grandes dimensões, procurando confrontar os visitantes com um inesperado encontro com momentos relevantes do mundo do trabalho que marcaram a evolução económica, social e cultural de Portimão», segundo a Câmara.

 

 

«Na companhia de pescadores, estivadores, condutores de carrinhas, correeiros, calafates, carpinteiros navais, aguadeiros, doceiras, tipógrafos, latoeiros, merceeiros, vendedores de mercados e feiras, ferradores, peixeiros, mariscadores, vindimadores, operários e operárias da indústria conserveira, o visitante pode percorrer a intensa vida marítima, industrial, rural e comercial que moldou o concelho», acrescentou a autarquia.

As exposições de rua “Passear pela História” procuram «fortalecer a identidade da comunidade portimonense, ao valorizar a cidade e o município, enquanto destino cultural e de lazer, ao mesmo tempo que proporciona, de um modo informal, uma descontraída viagem no tempo, entre as memórias e vivências sociais resultantes das principais atividades que caracterizam o singular percurso histórico de Portimão».

 

 

 



Comentários

pub