Museu de Loulé e Amigos dos Museus de Portimão e do Traje de São Brás vencem prémios APOM

Três instituições algarvias receberam quatro galardões nacionais

Vítor Aleixo e Dália Paulo na entrega dos Prémios APOM ao Museu de Loulé

O Museu Municipal de Loulé e ainda os grupos de Amigos do Museu de Portimão e do Museu do Traje de São Brás de Alportel receberam quatro dos prémios APOM-Associação Portuguesa de Museologia, durante a cerimónia de entrega que decorreu na sexta-feira, dia 26, no Museu do Ar, em Sintra .

Assim, o trabalho realizado nos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto valeu ao Museu Municipal de Loulé uma dupla distinção – o prémio de “Projeto de Museografia” e o prémio de “Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural”.

Por seu lado, o Grupo dos Amigos do Museu de Portimão foi distinguido com o prémio ”Instituição”, enquanto os Amigos do Museu do Traje de São Brás de Alportel foram galardoados na categoria de “Projeto de Educação e Mediação Cultural”.

O Museu de Loulé explica que o prémio de “Projeto de Museografia” destina-se a galardoar projetos de museografia, em exposições temporárias e permanentes, enquanto o prémio de “Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural” distingue projetos nas áreas da salvaguarda, conservação e restauro do património material – património edificado e bens.

Na cerimónia de entrega dos prémios, Vítor Aleixo, presidente da Câmara louletana, salientou a importância destas distinções, sublinhando que se trata de um primeiro passo para o Quarteirão Cultural a desenvolver em toda a área do casco histórico da cidade de Loulé.

Construído no século XII, junto a umas das entradas da cidade medieval islâmica al-’Ulyà, o edifício do Hammam está dividido em cinco espaços distintos: sala fria, sala tépida, sala quente, compartimento da fornalha e vestíbulo, não estando estes dois últimos visíveis na área musealizada. Mais tarde, no século XV, viria aqui a ser construída a Casa Senhorial da família Barreto, que faz parte do edifício musealizado.

A musealização do espaço dos Banhos Islâmicos permitiu (re)conhecer neste local uma diacronia de ocupação da cidade de Loulé, uma vez que aqui coabitam estruturas arquitetónicas de valor patrimonial de dois relevantes períodos num só espaço.

A Câmara de Loulé recorda que «o processo para a classificação dos Banhos Islâmicos de Loulé como Monumento Nacional encontra-se na sua fase final».

 

Grupo de Amigos do Museu de Portimão (GAMP) a receber o Prémio APOM

 

Por seu lado, o Grupo de Amigos do Museu de Portimão (GAMP) explica que o prémio “Instituição” é atribuído pela APOM, no âmbito da sua missão de promover o conhecimento da museologia e dos domínios científicos e técnicos, a organismos, públicos ou privados, que apoiem os museus e as atividades museológicas.

No caso do GAMP, a APOM destacou a relevante participação e interação cívica, bem como o continuado relacionamento, parceria e colaboração voluntária dos seus associados, numa política museológica de maior proximidade culturalmente mais envolvente e solidária, para a salvaguarda e valorização do património cultural e natural e a divulgação do Museu de Portimão.

Ao longo de 2022, a parceria entre o GAMP e o Museu de Portimão foi desenvolvida em oito iniciativas e áreas de trabalho: Um dia na Pré-História, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, exposição «Passear pela História Subaquática do Rio Arade», passeios culturais e museológicos, 22ª Corrida Fotográfica de Portimão, tertúlias, ciclo de Cinema Francês, ações de voluntariado e concerto solidário «Do Cante ao Canto».

«Este prémio reflete o reconhecimento do desempenho do Grupo de Amigos do Museu de Portimão na sua missão programática-base», ao mesmo tempo que espelha a forma como o GAMP «procurou inovar em prol da dimensão e diversificação do Museu e das suas funções museológicas».

 

Amigos do Museu do Traje de São Brás de Alportel receberam Prémio APOM

 

«O trabalho dos Amigos do Museu na área Educativa e de Mediação é de grande importância para o funcionamento diário do Museu do Traje de São Brás de Alportel, valência cultural da Santa Casa da Misericórdia. Desta maneira, não apenas o acolhimento diário ao visitante como também o acompanhamento e mediação nas exposições, nos ateliers, no jardim sensorial e muitas vezes nas áreas técnicas, está atribuído aos Amigos do Museu e à sua extraordinária equipa».

Isso explica a Menção Honrosa atribuída pela APOM aos Amigos do Museu na categoria de “Projeto de Educação e Mediação Cultural”.

«A Museologia Social tem destas especificidades: a comunidade ativa participa diariamente na vida do seu Museu, dando parte do seu tempo, do seu saber, da sua vida, em favor da Comunidade», explica a estrutura museológica de São Brás de Alportel.

Além destes prémios para instituições algarvias, a região do Algarve motivou ainda um outro galardão, mas para o Museu Nacional Ferroviário, pela exposição “1922-2022. Lagos | A Última Paragem Exposição do Centenário da Chegada do Comboio a Lagos“, que esteve patente no Centro Cultural daquela cidade. Esta mostra recebeu uma Menção Honrosa na categoria de «Parceria».

O Prémio Museu do Ano 2023 foi atribuído pela APOM ao Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA), no distrito de Santarém.

Os galardões, em 25 categorias, foram anunciados na cerimónia realizada no Museu do Ar, em Pero Pinheiro, concelho de Sintra, pela APOM, com a presença de dezenas de profissionais do setor dos museus e museologia, nomeadamente a presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), Emma Nardi.

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) foi fundada em 1965 com o objetivo de servir a comunidade de profissionais de museus portugueses. Foi a primeira organização profissional ligada aos Museus a ser fundada em Portugal.

Todos os anos, e desde 1997, esta Associação promove a cerimónia de atribuição dos Prémios APOM, destinada a distinguir museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.

O objetivo destes prémios é incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.

 

Clique aqui para ver a lista completa de premiados

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub