Portimão: Original exposição na Praça Manuel Teixeira Gomes convida a passear pela sua história

Por aqui se cruzaram músicos, pescadores, bancários, conserveiras, engraxadores, foliões carnavalescos, condutores, livreiros, comerciantes, telefonistas, feirantes, cantores, poetas, pintores, fotógrafos, […]

Por aqui se cruzaram músicos, pescadores, bancários, conserveiras, engraxadores, foliões carnavalescos, condutores, livreiros, comerciantes, telefonistas, feirantes, cantores, poetas, pintores, fotógrafos, agricultores, artesãos, industriais, operários e turistas.

A praça hoje chamada Manuel Teixeira Gomes, na zona ribeirinha de Portimão, recebe, de 7 a 27 de Agosto, uma original exposição ao ar livre, que convida a deambular pela história e memórias deste emblemático espaço na zona ribeirinha da cidade.

Trata-se da mostra «Praça Manuel Teixeira Gomes – Passear Pela História», promovida pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia de Portimão, em estreita colaboração com o Museu e o Município de Portimão, a inaugurar a 7 de Agosto, às 19h00.

Nessa ocasião, haverá música com a banda da Sociedade Filarmónica Portimonense, numa forma de recordar a antiga Filarmónica de Portimão, conhecida popularmente pela banda do “Paga-Zé”, que, em Julho de 1925, inauguraria o antigo coreto.

Em 10 painéis metálicos e 20 fotografias de grandes dimensões, os visitantes que por ali perambularem, entre um gelado e um café, serão surpreendidos com este inesperado encontro com as imagens que marcam a evolução do mais dinâmico espaço à beira-rio de Portimão.

Como espaço público, esta praça sempre foi um local de intenso encontro e intercâmbio social, em torno da qual, nos seus cafés, lojas, esplanadas, agências bancárias e de navegação, correio, clubes e coletividades, jardim, cinemas e coreto, carrinhas, autocarros e táxis, se tomava as decisões económicas, políticas, desportivas e culturais mais relevantes.

Depois da Praça Manuel Teixeira Gomes, a iniciativa «Passear pela História» poderá percorrer, no futuro, outros espaços emblemáticos de Portimão, dando a conhecer as suas histórias, memórias e transformações urbanas.

A Praça Manuel Teixeira Gomes, anteriormente designada Visconde de Bivar, tem o seu atual nome em homenagem ao ilustre portimonense que se destacou como viajante, escritor, colecionador de arte, diplomata e Presidente da República Portuguesa (1923-1925) e que foi responsável pela elevação a cidade, da antiga Vila Nova de Portimão, em 11 de Dezembro, de 1924.

“Passear pela História” é uma proposta que pretende igualmente «fortalecer a identidade da comunidade, valorizar a cidade e o Município, enquanto destino cultural e de lazer, quer dos seus habitantes quer dos seus visitantes e turistas, uma descontraída viagem no tempo, entre memórias e as vivências sociais resultantes de uma geografia marítima, rural, industrial e comercial que sempre caracterizou historicamente este Município».

Comentários

pub