Associação Arqueológica do Algarve anuncia a sua nova palestra mensal

Investigador reside agora no Algarve, depois da sua reforma

“O uso de ducados austríacos na joalharia em algumas regiões dos Balcãs desde 1800 até hoje” (“The use of Austrian ducats in jewellery in some regions of the Balkans from c1800 to today”) é o título da palestra, em inglês, que Aleksandar Brzic, irá dar no dia 7 de Dezembro, em dois locais do Algarve: no Museu do Traje, em São Bras de Alportel (14h30), e no Convento de São José, em Lagoa (18h00).

Trata-se de mais uma palestra mensal promovida pela AAA – Associação Arqueológica do Algarve.

Aleksandar Brzic, que se tornou membro da AAA há um ano, é doutorado em numismática e, segundo a associação, «as suas origens balcânicas dão um ângulo interessante a este ramo do ciência».

Qual é a relevância de tudo isto para Portugal? «Em muitos aspetos, os Balcãs e Portugal apresentam uma série de semelhanças surpreendentes (estrutura populacional, história social, longos períodos de ditadura, etc.) que trouxeram a ideia de iniciar aqui uma investigação semelhante. Embora o traje local seja bem documentado, tanto quanto pudemos constatar, nunca ninguém estudou a utilização de moedas de qualquer tipo na joalharia étnica em Portugal. Que esta palestra seja uma contribuição para esse esforço no futuro», explica o palestrante.

Aleksandar Brzic (1959) nasceu em Novi Sad, na então Jugoslávia. Desde muito jovem, incentivado pelo tio, começou a colecionar moedas e artefatos arqueológicos da região de Voivodina, uma área entre o rio Danúbio e a fronteira com a Hungria. Eram principalmente moedas otomanas e pequenos artefatos romanos, ambos refletindo o passado desta região.

Apesar do interesse inicial, estudou Físico-Química, obtendo o B. Sc. na Universidade de sua cidade natal.

Em 1981, emigrou para Viena e depois Munique, morando finalmente na Holanda nos últimos trinta anos.

Durante toda a sua vida profissional, foi ativo na área de TI, tendo terminado a sua carreira como gestor de informação global para a M&S numa empresa multinacional holandesa de renome. Reformou-se e mudou-se para Portugal no ano passado.

Durante toda a sua carreira, Aleksandar Brzic dedicou o seu tempo e recursos livres ao que se tornou uma paixão séria pela Numismática e pela História Económica. Acabou por fazer um doutoramento nesta área em 2007.

Os seus principais interesses são os problemas não resolvidos da numismática moderna dos Balcãs, a pesquisa de arquivos sobre as conexões entre a casa da moeda de Viena e vários países dos Balcãs e, recentemente, o uso de moedas de ouro austríacas nas joias do Balcãs. Publica as suas investigações em alemão, inglês e sérvio.

 

 
 



Comentários

pub