Pais de bebés prematuros do Hospital de Faro ganham conforto na sua difícil espera

A Nascer Prematuro teve a ideia de remodelar a sala de espera das mães e dos pais de bebés prematuros internados em Faro e a loja IKEA de Loulé colocou-a em prática

Foto: Nuno Costa | Sul Informação

Pode parecer pouco, mas, diz quem por ali já passou, a remodelação de que foi alvo a “Sala de Pais e Quarto de Mães” do Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal (SMIPN) do Hospital de Faro, hoje inaugurada, «é um grande upgrade para alguém que já está a passar por uma fase de angústia e preocupação».

A Nascer Prematuro – Associação Portuguesa de Pais de Bebés Prematuros viu a loja IKEA de Loulé escolher como vencedor do concurso “Pequenas mudanças, grande futuro” o projeto de remodelação da sala de espera das mães e dos pais de bebés prematuros que estão internados na Neonatologia da unidade farense do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve.

«Os pais que têm os filhos internados na unidade de neonatologia, quando aqui vêm, além de visitarem os seus filhos, na sala das incubadoras, poderão muitas vezes ter que tomar uma refeição, fazer um telefonema, descansar um pouco. E o espaço que tinham destinado a isto era muito impessoal, muito frio», explicou ao Sul Informação Rute Gago, da Nascer Prematuro, à margem da inauguração desta sala de espera, que aconteceu hoje, Dia Mundial da Prematuridade.

Agora, e graças à intervenção levada a cabo pelo IKEA, a sala «tornou-se, de repente, num espaço mais bonito e acolhedor, onde nos apetece estar, onde conseguimos sentir conforto e onde nos sentimos mais alegres».

«É composto por uma sala de estar e por um quarto com casa de banho. O quarto neste momento está com um colchão muito fofinho, um edredon lindíssimo, todo o conforto que é necessário, espaço de arrumação. Se, eventualmente, uma mãe tiver que pernoitar aqui na unidade porque vive longe ou porque está a amamentar o seu filho e precisa de o fazer durante a noite, tem aqui esta sala, de que poderá usufruir com todo o conforto que precisa, nesta fase tão difícil que está a passar», acrescentou.

Apesar desta mini casa ser usada, apenas, em situações mais complicadas, «difíceis de ser minimizadas», ao ter «um espaço mais acolhedor, mais alegre, de certeza que o nosso estado de espírito também estará melhor do que se estivermos num espaço frio e sem amor e sem carinho».

 

Rute Gago – Foto: Nuno Costa | Sul Informação

 

João Rosa, diretor do Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal, também agradece a iniciativa, que considera que «é ótima para nós e excelente para os pais dos nossos bebés».

«O espaço já existia, mas agora está, sem dúvida, muito mais acolhedor», assegurou.

Segundo Abdelhak Ayadi, diretor da loja IKEA de Loulé, a candidatura da Nascer Prematuro foi a escolhida entre as 15 apresentadas ao concurso “Pequenas mudanças, grande futuro”.

E o desafio não foi fácil, confessa, tendo em conta a especificidade da tarefa.

«Asseguro-lhos que fazer isto foi muito mais desafiante do que, por exemplo, montar uma cozinha completa e funcional num espaço pequeno», disse o responsável pelo IKEA de Loulé.

Também Ana Castro, a presidente do Conselho de Administração do CHUA, fala em desafios, mas dos do serviço de Neonatologia, «um dos de excelência que temos no hospital».

«Sei bem que têm falta de gente e estamos a tentar resolver», prometeu a responsável máxima pelos hospitais algarvios, que está em funções há cerca de quatro meses.

Para já, o serviço ganhou este renovado espaço, que fica à disposição de atuais e futuros pais.

«Eu já estive aqui instalada e teria tido uma melhor estadia se o IKEA já tivesse feito esta remodelação, porque é um espaço onde apetece estar. Está lindíssimo! O nosso muito obrigada ao IKEA, pela dedicação e carinho que se vê que houve aqui», rematou Rute Gago.

 

Fotos: Nuno Costa | Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub