Já foram intercetados 28 migrantes que desembarcaram na Deserta

Este grupo desembarcou esta terça-feira, na Deserta, acabando por fugir pelo areal

Já foram intercetados pelas autoridades 28 migrantes, do grupo que desembarcou esta terça-feira, 15 de Setembro, na Ilha Deserta (Faro).

Em declarações à RTP, Rocha Pacheco, comandante da Zona Marítima do Sul, disse que «já conseguimos reunir 28 pessoas» e que prosseguem «as buscas para ver se haverá mais alguém ainda na ilha».

Segundo a GNR, dos 28 migrantes, 24 são homens, três mulheres (uma delas grávida) e há ainda registo de um jovem de 14 anos.

Este grupo, que terá cerca de 30 pessoas, desembarcou perto das 13h30 desta terça-feira, na Deserta, acabando por fugir pelo areal. O alerta foi dado através da linha de emergência 112.

A Polícia Marítima «empenhou diversos meios», tendo já intercetado, além dos migrantes, a embarcação em que vinham, que estava abandonada e é «parecida àquelas que têm sido usadas nos últimos desembarques» de migrantes.

«Estamos a falar de uma ilha e não há hipótese de saída, sem ser por meios náuticos. Estamos em crer que os vamos conseguir reunir a todos», disse ainda o comandante Rocha Pacheco.

Quanto ao estado de saúde dos migrantes, não há «indícios de que alguém tenha problemas».

As idades ainda são desconhecidas, bem como a proveniência deste grupo, acreditando-se, no entanto, que possa vir de Marrocos.

Os migrantes, entregues ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), seguiram para Quarteira, onde serão recebidos na Base de Apoio Logístico (BAL) da Proteção Civil. É lá que vão ser testados à Covid-19 e onde vão ser ouvidos pelo SEF.

Nos últimos meses, esta é já a sexta tentativa de desembarque de migrantes do Norte de África intercetado na costa algarvia.

A 15 de Junho, um grupo de 22 homens, supostamente de nacionalidade marroquina, desembarcou na praia de Vale de Lobo. Dias antes, a 6 de Junho, outro barco com 6 migrantes, que também alegaram ser marroquinos, tinha sido intercetado já dentro da Ria Formosa.

A 29 de Janeiro, o mesmo tinha acontecido, com uma embarcação com 11 migrantes, vindos de El Jadida, cidade costeira marroquina, que foram apanhados frente à barra da Armona.

O primeiro grupo de migrantes marroquinos tinha chegado ao Algarve no dia 11 de Dezembro, quando 8 jovens que também diziam vir de El Jadida (a antiga Mazagão portuguesa) desembarcaram na praia de Monte Gordo, onde foram intercetados pelas autoridades.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 

 



Comentários

pub