Oito migrantes vindos de Marrocos dão à costa em Monte Gordo

Jovens terão vindo de El-Jadida, a antiga Mazagão portuguesa

Imagem de Arquivo

Oito jovens migrantes, provavelmente marroquinos e com idades «entre os 16 e os 20 anos», deram à costa a bordo de um barco, esta manhã, na praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António, e foram detidos pelas autoridades.

Segundo revelou ao Sul Informação, o comandante Fernando Pacheco, responsável pela Zona Marítima do Sul, o alerta «foi dado cerca das 10h30 por populares, que viram oito homens nas dunas e uma embarcação abandonada na zona de rebentação».

Os rapazes ainda tentaram fugir em direção à mata ali existente, mas acabaram por ser apanhados «juntos e sem oferecer qualquer resistência» por elementos da GNR, que auxiliaram a Polícia Marítima nesta operação.

«Eles não têm documentos e alegam ser marroquinos e ter entre os 16 e os 20 anos. Disseram que saíram há cinco dias de El-Jadida [a antiga Mazagão portuguesa, a cerca de 700 quilómetros do Algarve, por mar] e que pretendiam desembarcar em Espanha. De facto, tem estado Levante e poderá ter acontecido terem sido desviados para cá», disse.

O comandante Fernando Pacheco revelou ainda que os migrantes «viajaram numa embarcação de pequena envergadura, com apenas 7 metros, com motor fora de bordo. Tinham um segundo motor de reserva e diversos jerricans com combustível».

Quando foram encontrados, «estavam com frio e com fome», mas não apresentavam problemas de saúde.

Neste momento, os oito jovens estão a ser interrogados no posto da Polícia Marítima de VRSA. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e o Ministério Público já foram, igualmente, chamados ao processo.

Comentários

pub