Covid-19: Algarve não tem situação tão preocupante como o Norte

«Com as fronteiras fechadas e o Aeroporto com menos voos, reduzimos muito o risco», considerou a delegada-regional de Saúde do Algarve

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O Algarve ainda está em «fase de contenção alargada» da Covid-19 e não em mitigação, situação mais grave, como já acontece no Norte do país, frisou, esta sexta-feira, 20 de Março, em conferência de imprensa, Ana Cristina Guerreiro, delegada-regional de Saúde. 

A responsável considerou que, «com as fronteiras fechadas e o Aeroporto com menos voos, reduzimos muito o risco» de contágio pelo novo coronavírus no Algarve, região onde, apesar disso, já morreu uma pessoa, embora só tenha 29 infetados confirmados.

«Aqui estamos em contenção alargada, no Norte já estão em mitigação [fase mais avançada]. O tipo de resposta para cada uma destas fases está nas orientações da Direção-Geral de Saúde», justificou.

Questionada sobre qual será a estratégia das entidades regionais de saúde para travar o avanço da Covid-19, a delegada-regional de Saúde explicou como tudo será feito passo a passo. Ana Cristina Guerreiro frisou que o Algarve está próximo do Alentejo, região que «está praticamente sem casos»: dois.

«Nós temos uma estratégia nacional, colocada em prática de forma faseada», acrescentou.

Por isso, para a delegada-regional de Saúde, «inverter estratégias e ter documentos próprios para cada região ficaria complicado».

Assim, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve tem estado em contacto com responsáveis de outras entidades regionais, «como o diretor do Aeroporto de Faro», local onde há «funcionários com muito medo».

Se for necessário, concluiu Ana Cristina Guerreiro, há, no Aeroporto, «agentes de autoridade que podem obrigar ao distanciamento nas filas, mas, se todos contribuírem, não haverá problema».

 

 

 

 

Gosta do nosso trabalho?
Então apoie-nos!
O seu donativo vai apoiar as nossas reportagens e todo o nosso trabalho jornalístico!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 

Comentários

pub
pub