19 partidos lutam por 9 lugares “algarvios” na Assembleia da República

Saiba em que partidos vai poder votar a 6 de Outubro

19 partidos apresentaram candidaturas às Eleições Legislativas de 6 de Outubro pelo Círculo Eleitoral de Faro, mais cinco do que no sufrágio para a Assembleia da República, em 2015. Iniciativa Liberal, RIR, Aliança e Chega são os novos partidos e, uma vez que PSD e CDS-PP não vão concorrer coligados, há mais uma possibilidade de voto.

PS, CDS-PP, Nós Cidadãos, PDR, PTP, Iniciativa Liberal, PNR, PPM, Chega, Bloco de Esquerda, CDU, PAN, MPT, PURP, RIR, Livre, PSD, Aliança e PCTP-MRPP vão disputar os 9 lugares de deputado no Parlamento, sendo que o sorteio da ordem no boletim de voto se realizou esta segunda-feira, 26 de Agosto.

O PS, que elegeu quatro deputados em 2015, será o primeiro partido no boletim de voto e tem Jamila Madeira como a cabeça de lista. Segue-se o CDS-PP, que tem João Rebelo como primeiro candidato.

O Nós Cidadãos, que já tinha apresentado candidatura há quatro anos, volta a concorrer, com Luís Barroso a encabeçar os candidatos, e surge em quarto lugar no boletim de voto.

Também o PDR de Marinho e Pinto que, em 2015, conseguiu 2293 votos no Algarve, se apresenta a eleições, mas o cabeça-de-lista não foi divulgado, tal como acontece com o PTP, que ficou com a 5ª posição no boletim.

O Iniciativa Liberal, que tem Bruno Mourão Martins como primeiro candidato, vai estrear-se em eleições para a Assembleia da República no Algarve e o sorteio ditou que surge na 6ª posição.

Em 7º lugar no boletim estará o PNR que tem Madalena Pinto Coelho, filha do líder do partido, como cabeça de lista e, no oitavo posto, surge o PPM, cujo primeiro candidato é Rui Curado.

Já o estreante Chega, de André Ventura, vai apresentar Jorge Jesus como primeiro candidato.

O Bloco de Esquerda, que elegeu um deputado em 2015, surge na 10ª posição do boletim de voto e tem novamente João Vasconcelos como cabeça de lista.

Na CDU, que também elegeu um representante há quatro anos, houve mudança do primeiro candidato, com Tiago Raposo a assumir o lugar que, em 2015, foi de Paulo Sá.

Paulo Batista é o cabeça de lista do PAN que, depois de, nas últimas Eleições Legislativas, ter conseguido ficar em quinto lugar, atrás da CDU, tem como objetivo a eleição de um deputado pelo Algarve.

O MPT, que surge no 13º lugar do boletim de voto, também se volta a candidatar pelo Círculo Eleitoral de Faro e Carlos Nunes, também conhecido como Carlinhos “Engraxador”, será o cabeça de lista.

O PURP não divulgou o seu cabeça de lista, mas volta a concorrer às Legislativas depois de, em 2015, ter conseguido apenas 886 votos no Algarve.

Já o RIR, o partido fundado por Vitorino Silva, também conhecido por Tino de Rans, é um estreante em eleições para a Assembleia da República e também apresentou lista no Algarve, que não foi divulgada.

O Livre apostou na jovem Ana Marcelino como cabeça de lista e surge na 16ª posição do boletim de voto.

O sorteio ditou que o PSD vai ficar na 17ª posição. Os sociais-democratas, que concorreram, em 2015, coligados com o CDS-PP, elegendo em conjunto três deputados, desta vez concorrem sozinhos e têm Cristóvão Norte como cabeça de lista.

Segue-se o estreante Aliança, partido fundado por Pedro Santana Lopes, que tem Telmo Martins como primeiro candidato.

O histórico PCTP/MRPP é o último partido no boletim de voto, sendo que não foi divulgado quem será o cabeça-de-lista.
 

Ordem do boletim de voto:

1º Partido Socialista (PS)
2º CDS – Partido Popular (CDS-PP)
3º Nós, Cidadãos! (NC)
4º Partido Democrático Republicano (PDR)
5º Partido Trabalhista Português (PTP)
6º Iniciativa Liberal (IL)
7º Partido Nacional Renovador (PNR)
8º Partido Popular Monárquico (PPM)
9º CHEGA (CH)
10º Bloco de Esquerda (BE)
11º CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV)
12º Pessoas-Animais-Natureza (PAN)
13º Partido da Terra (MPT)
14º Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP)
15º Reagir Incluir Reciclar (RIR)
16º LIVRE (L)
17º Partido Social Democrata (PPD/PSD)
18º ALIANÇA (A)
19º Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP)

Comentários

pub