Música, viagens e miliários em nova leva de eventos DiVaM em Faro e Sagres

Há três iniciativas marcadas, para os dias 7 e 9 de Junho

Uma oficina de trabalho e uma palestra nas Ruínas Romanas de Milreu e um concerto ao entardecer na Fortaleza de Sagres são as sugestões do programa cultural DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos para os dias 7 e 9 de Junho, amanhã e domingo.

Esta sexta-feira, a ação acontece no monumento da localidade de Estoi, em Faro. Às 10h30, será promovida a oficina “As Viagens de Milreu à Minha Casa”, onde se irá desenvolver a construção de marcos miliários em gesso».

«Os marcos miliários tiveram uma enorme importância no mundo clássico, pois serviam de orientação aos viajantes, indicando as direções e as distâncias entre as principais cidades do império romano. É um projeto da QRER – Cooperativa para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, e que tem a participação da Escola Emiliano da Costa, de Estoi», descreve a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), a entidade que promove o DiVaM.

Também amanhã e nas Ruínas Romanas de Milreu, mas às 18h30, terá lugar a palestra «A presença dos clássicos em Uma Viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares», por Pedro Quintino de Sousa (Universidade do Algarve, CLEPUL).

Esta sessão «terá como tema central a epopeia, ou anti-epopeia, como define Eduardo Lourenço, Uma Viagem à Índia, que inclui no seu percurso narrativo o legado literário de Homero, Séneca, Camões, e, num sentido mais abrangente, da obra clássica de James Joyce».

A palestra insere-se na 5ª edição do ciclo “Amatores in Situ”, que resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.

No domingo, às 18h00, há novo Concerto ao Entardecer na Fortaleza de Sagres, em Vila do Bispo, desta feita com o artista Churky, um cantor, guitarrista, compositor e produtor musical português. «Churky tem um toque diferenciador que o levou à vitória no EDP Live Bands e a catapultou para um reconhecimento maior, como são os casos das atuações nos festivais NOS Alive (Portugal), Mad Cool (Espanha) e Belém Art Fest (Portugal). O ciclo de “Concertos ao Entardecer” é um projeto da Arquente Associação Cultural», segundo a DRCAlg.

Todas as iniciativas do programa DiVaM são de entrada gratuita.

Comentários

pub
pub