Jornadas em VRSA revelam história do Baixo Guadiana

A palestra «O movimento associativo no Algarve: sociabilidade, cultura e património no Baixo Guadiana» e uma visita a Cacela Velha […]

A palestra «O movimento associativo no Algarve: sociabilidade, cultura e património no Baixo Guadiana» e uma visita a Cacela Velha sob o tema «Hábitos alimentares a partir do registo arqueológico» são algumas das propostas da primeira sessão, a 20 de Janeiro, da IV edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana, que se realiza das 9h30 às 16h30, no Arquivo Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António.

Com efeito, esta palestra vai realizar-se às 10h00 e será conduzida por Patrícia Palma, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Estudos Portugueses.

Depois, às 11h00, segue-se a intervenção de Luísa Martins, investigadora em Património e História Local e doutorada em História, sob o tema «Para que o povo não padeça de fome – gestão alimentar no período medieval cristão».

À tarde, a partir das 14h00, as jornadas reservam uma visita à vila de Cacela Velha, sob o tema «Hábitos alimentares a partir do registo arqueológico», conduzida pela arqueóloga Catarina Oliveira.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património, editores, entre outros.

Estão inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, projeto que envolve os municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte (Espanha) e tem como missão a partilha cultural na fronteira do Guadiana.

A iniciativa está dividida em três datas, durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar temas ligados à história do Baixo Guadiana, onde o «Grande Rio do Sul» assume um papel central.

As próximas sessões das jornadas estão agendadas para os dias 17 de Março e 26 de Maio. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do email arquivomunicipal@cm-vrsa.pt.

Comentários

pub
pub