Faro investe mais 150 mil euros a requalificar ruas da cidade e freguesias

A Rua Dr. José de Matos, na cidade de Faro, e o Loteamento da Rua Egas Moniz, em Montenegro, vão […]

Rua José de Matos_FaroA Rua Dr. José de Matos, na cidade de Faro, e o Loteamento da Rua Egas Moniz, em Montenegro, vão ser alvo de obras, no montante global de 150 mil euros, no âmbito do Programa Faro Requalifica, que prevê intervenções na melhoria da rede viária e de espaços públicos da cidade e freguesias, anunciou a Câmara Municipal farense.

Assim, a intervenção na Rua José de Matos tem como objetivo melhorar a circulação rodoviária nesta artéria, através da fresagem do pavimento betuminoso existente e aplicação de uma camada de desgaste de betão betuminoso.

Nesta intervenção, «a mais profunda que esta importante artéria da cidade conhece em mais de 20 anos», irá igualmente proceder-se à substituição e ao melhoramento do sistema de drenagem de águas pluviais.

No que concerne à circulação pedonal, está também prevista a reparação dos passeios existente e executar nove passadeiras sobre-elevadas em calçada.

A empreitada foi adjudicada à empresa “Manuel António & Jorge Almeida Construções SA”, pelo montante de 82.422,22 euros, acrescidos de IVA.

A intervenção vai iniciar-se já nos próximos dias, devendo a artéria estar totalmente requalificada durante o mês de Fevereiro próximo.

No que respeita à intervenção no loteamento da Rua Egas Moniz, Montenegro, o objetivo principal é fazer as obras de acabamento do loteamento, situado em frente ao novo Centro de Dia de Montenegro.

Os trabalhos consistem genericamente no saneamento dos pavimentos rodoviários, no calcetamento das zonas pedonais e no ajardinamento dos espaços exteriores – trabalhos que deviam ter sido realizados no âmbito do loteamento, interrompidos por dificuldades da empresa construtora.

Esta intervenção foi agora adjudicada à “Sociedade Ambitrans Transportes Lda” pelo valor global de 59.107,95 euros, acrescidos de IVA.

O valor é proveniente da execução da garantia bancária apresentada pela empresa encarregue do projeto de loteamento, com base no incumprimento das suas obrigações contratuais.

Estas intervenções são realizadas no âmbito do Programa Faro Requalifica e somam-se às já anunciadas recuperações da Rua Serpa Pinto, Avenida da República (Rua da Alfândega) e entrada em Faro pela EN2.

A Câmara recorda que, «no âmbito deste programa inédito de recuperação da rede viária do concelho, no valor global de 1 milhão de euros, serão assinados novos contratos de adjudicação de que se dará conta oportunamente».

Comentários

pub