Ruas Serpa Pinto e da Alfândega vão para obras em Faro

As ruas Serpa Pinto e da Alfândega, em Faro, vão ser alvo de obras de requalificação, anunciou hoje a Câmara […]

Rua Serpa Pinto_Faro
Rua Serpa Pinto, com a Igreja dos Capuchos ao fundo

As ruas Serpa Pinto e da Alfândega, em Faro, vão ser alvo de obras de requalificação, anunciou hoje a Câmara Municipal da capital algarvia. A segunda destas vias passará a ser apenas pedonal.

Para isso, já foram assinados os contratos de adjudicação das empreitadas “Repavimentação da Rua Serpa Pinto e arranjo em frente à Igreja dos Capuchos” e “Repavimentação da Avenida da República – troço tardoz do edifício da Alfândega”. Os trabalhos vão começar «imediatamente» e deverão estar prontos «no início do novo ano».

A Câmara de Faro diz que «a intervenção na Rua Serpa Pinto era absolutamente necessária, pois trata-se de uma das artérias mais centrais e movimentadas da cidade, encontrando-se há longos anos em más condições de circulação».

Esta obra exigirá ao Município um investimento de 48.500,46 euros, acrescido de IVA e ficará a cargo da empresa José de Sousa Barra e Filhos Lda.

O objetivo é melhorar a circulação rodoviária e pedonal da Rua Serpa Pinto, bem como dignificar o espaço envolvente à Igreja dos Capuchos.

A intervenção na faixa de rodagem consiste na fresagem do pavimento betuminoso existente e aplicação de camada de desgaste de betão betuminoso, bem como a substituição das sarjetas existentes por sumidouros, por forma a melhorar a drenagem de águas pluviais na via.

No que concerne à circulação pedonal, será feita a reparação dos passeios existentes, bem como serão construídos novos passeios em frente à Igreja dos Capuchos.

Em paralelo a estes trabalhos, a FAGAR tratou de proceder aos necessários arranjos nas condutas de saneamento e abastecimento de água.

Avenida da República_Rua da Alfândega_Faro
Troço da Avenida da República, mais conhecido como Rua da Alfândega, vai passar a ser pedonal

No que respeita à intervenção na Avenida da República, a obra irá decorrer no troço atrás do edifício da Alfândega, também conhecido por albergar os restaurantes McDonalds, República, Sushi Pearl e Sushi Diamond.

Com esta intervenção, a circulação rodoviária na via será extinta, transformando-a em via pedonal, através da fresagem do betuminoso existente e repavimentação em calçada miúda.

O arruamento será dotado de rampas nas suas extremidades para acesso de viaturas dos serviços e de emergência, bem como para o acesso às garagens privadas existentes nos edifícios.

É ainda objeto da empreitada a substituição das sarjetas existentes por sumidouros. O investimento global será de 44.153,75 euros e a obra ficará a cargo da empresa JEVOP Construções SA.

Estas duas intervenções estão inseridas no Faro Requalifica, programa lançado pela autarquia para recuperação da rede viária do concelho num investimento total de um milhão de euros.

Neste âmbito, está já a decorrer a requalificação da entrada de Faro pela EN2, nomeadamente o troço entre a Avenida Calouste Gulbenkian e o cruzamento da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa.

A Câmara de Faro pede desculpa «pelos transtornos provocados à circulação e aos moradores».

Comentários

pub