Ministro Paulo Macedo inaugurou novas instalações da ARS Algarve

As novas instalações dos Serviços Centrais da Administração Regional Saúde (ARS) do Algarve foram inauguradas na manhã da passada sexta-feira, […]

As novas instalações dos Serviços Centrais da Administração Regional Saúde (ARS) do Algarve foram inauguradas na manhã da passada sexta-feira, 12 de Junho, pelo ministro da Saúde Paulo Macedo. Antes, o governante esteve na tomada de posse do Conselho Diretivo da ARS, presidido por João Moura Reis.

A cerimónia que também deu posse aos vogais Nuno Ramos e Tiago Botelho decorreu no auditório da Direção de Serviços da Região do Algarve da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, situada no mesmo edifício onde agora também funciona a ARS.

A sede da ARS Algarve mudou de instalações no início de março, mas só agora foi inaugurada. Paulo Macedo considerou que as novas instalação representam «um novo ciclo não só para a instituição, como para todos os seus colaboradores e Conselho Diretivo, cujo empenho e disponibilidade para o serviço público têm sido a sua marca face aos desafios exigentes do setor da Região e do País».

Segundo a ARS Algarve, as novas instalações «cumprem todos os requisitos e normas legais atualmente em vigor para o setor público, e permitem uma maior articulação e eficiência dos vários serviços da instituição ao funcionarem num espaço mais centralizado e numa zona com melhores condições de acessibilidade».

Já na cerimónia de tomada de posse do novo Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Macedo agradeceu aos membros por terem aceite «o desafio de assumirem o compromisso de gerir os destinos da ARS» e destacou a importância do «esforço coletivo de todos os seus dirigentes», salientando que, só com o trabalho conjunto, será possível «garantirmos aos cidadãos a prestação de cuidados saúde de forma equitativa e com qualidade comprovada».

Para o governante, a tomada de posse «representa um pacto de confiança, um ato de responsabilização e de compromisso, para que a Saúde, no seu todo e mais especificamente nesta Região, seja bem encaminhada, numa fase em que o País, fruto do esforço de todos nós, começa a dar sinais encorajadores de ter conseguido ultrapassar as restrições financeiras particularmente duras que nos foram impostas nos últimos anos».

Já João Moura Reis, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, agradeceu o voto de confiança, assumindo que este ato «simbólico» funciona como «um estímulo para reforçamos o nosso compromisso – assegurar o presente para construir o futuro de um SNS cada vez mais sustentável e equitativo», salientando que para isso vão continuar a apostar «na valorização dos nossos recursos humanos e a trabalhar no alargamento da oferta de cuidados de saúde primários e hospitalares na Região de forma equitativa e com a máxima qualidade».

João Moura dos Reis foi nomeado presidente da ARS Algarve em Outubro de 2013. Já os vogais Tiago Botelho e Nuno Ramos substituíram no cargo, em Junho do ano passado, Miguel Madeira e António Esteves. O trio diretivo foi confirmado através de concurso promovido pela CRESAP, a comissão de recrutamento e seleção para a administração pública, que enviou ao Ministério da Saúde três nomes finalistas para cada um dos cargos, tendo a escolha de Paulo Macedo recaído sobre os que foram agora empossados.

 

 

Comentários

pub