Vogais da ARS Algarve Miguel Madeira e António Esteves substituídos nos cargos

Dois vogais do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS) deixaram as funções nas últimas semanas e […]

Dois vogais do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS) deixaram as funções nas últimas semanas e já foram substituídos no cargo. Miguel Madeira, que chegou a ser o porta-voz desta entidade na altura em que o ex-presidente da ARS Martim dos Santos estava de saída, cessou funções «por vontade própria», algum tempo depois de António Esteves também ter colocado o seu lugar à disposição.

António Esteves, economista e administrador hospitalar, tinha assumido o cargo de vogal da ARS a 30 de outubro de 2013, pelo que apenas se manteve cerca de sete meses, apesar de a sua comissão de serviço ser por um período de cinco anos, renovável por igual período.

António Esteves, e ainda o presidente da ARS João Moura dos Santos, tinham sido nomeados para os cargos a 30 de outubro, por despacho do ministro da Saúde, após o concurso público para o provimento dos dois cargos realizado pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CreSAP).

Por seu lado, Miguel Madeira tinha sido nomeado, sem concurso, para o cargo. O ex-vogal da Administração Regional de Saúde do Algarve foi, também, o escolhido para dar a cara pela entidade no seguimento do fecho de Extensões de Saúde em Alcoutim e Castro Marim, em outubro do ano passado, a poucas semanas das eleições autárquicas.

Na altura, Martim dos Santos ainda era, oficialmente, presidente da ARS, embora já tivesse apresentado a demissão e se encontrasse de férias, e João Moura Reis ainda não havia sido designado presidente desta entidade.

Para os lugares de Miguel Madeira e António Esteves, entram Nuno Sancho Ramos e Tiago Botelho, substituições oficializadas num despacho do Ministério da Saúde publicado em Diário da República, esta segunda-feira. Este foi, igualmente, o dia em que os novos elementos do Conselho Diretivo da ARSA, presidido por João Moura Reis, iniciaram funções.

Estas substituições acontecem numa altura em que a Saúde no Algarve está debaixo de um forte escrutínio, devido a falhas que têm ocorrido em diversos serviços, com destaque para os Serviços de Urgência Básica (SUB).

A SUB de Loulé chegou a estar um dia e meio sem médico e a falta de enfermeiros, segundo alegou o sindicato destes profissionais de saúde, levou a que houvesse noites em que não estavam de serviço os elementos obrigatórios. Questões que a ARS Algarve garantiu que conseguiu resolver, apesar de ter afirmado sempre não ser sua competência, mas sim do Centro Hospitalar do Algarve.

«Os dois novos vogais, designados pelo Ministro da Saúde, vão manter-se em funções até à conclusão dos respetivos procedimentos concursais, efetuados pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública», anunciou a ARS, numa nota de imprensa.

Miguel Madeira, na mensagem de despedida aos colaboradores da ARS Algarve, a que o Sul Informação teve acesso, garantiu sair por vontade própria, que terá manifestado «formalmente ao Ministro da Saúde no dia 14 de abril de 2014».

«Os meus mais de 25 anos de desempenho de funções públicas legitimam-me que afirme, convictamente, que a dedicação, empenho e profissionalismo dos homens e das mulheres que constituem este todo designado por ARS Algarve, são a garantia de que nos centros urbanos ou nos locais mais recônditos do Algarve, apesar das inúmeras restrições com que todos vós se deparam, os algarvios continuarão a beneficiar de cuidados de saúde primários ao nível do que de melhor se faz em todo o mundo», disse Miguel Madeira, na mesma mensagem.

O ciclo acaba para Miguel Madeira e António Esteves, mas começa para Nuno Sancho Ramos e Tiago Botelho. No primeiro caso, o novo vogal é licenciado em Direito e Mestrando em Direito e Gestão de Empresas, e foi, até fevereiro, presidente do Conselho de Administração da Inframoura, empresa de Infraestruturas de Vilamoura de capitais públicos (CM Loulé) e privados.

Já Tiago Botelho é um economista «especialista em Ciências Económicas e Empresariais e Programa Avançado em Gestão Hospitalar do INDEG/ISCTE», que, desde junho de 2013, desempenhava as funções de diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve II – Barlavento, que integra a Administração Regional de Saúde do Algarve.

Falta agora saber quem será designado para diretor executivo do ACES II Barlavento, que tem sede em Portimão.

 

 

Comentários

pub