Poluição Luminosa e Cadastro da Iluminação Pública motivam seminário em Lagos

A Poluição Luminosa, consequência da incorreta utilização da luz que se perde contaminando o ambiente, é o tema de um […]

A Poluição Luminosa, consequência da incorreta utilização da luz que se perde contaminando o ambiente, é o tema de um seminário que Lagos vai acolher no dia 20 de março.

Organizado pelo Centro Português de Iluminação e pela Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores, o seminário subordinado ao tema «Poluição Luminosa e Cadastro da Iluminação Pública» vai decorrer no próximo dia 20, entre as 9h00 e as 13h30, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI.

Destina-se prioritariamente a técnicos, dirigentes e responsáveis políticos das autarquias, técnicos e dirigentes dos organismos desconcentrados do Estado na região, arquitetos, projetistas e demais intervenientes técnicos nos projetos de urbanização e tratamento de espaços públicos, entidades prestadoras de serviços energéticos, investigadores, docentes e alunos desta e de outras áreas científicas correlacionadas.

A origem da Poluição Luminosa é identificada na iluminação monumental, nos outdoors e publicidade, nos equipamentos desportivos, na iluminação viária, devido a equipamentos mal projetados, incorretamente instalados e/ou com potências inadequadas para o objeto a iluminar.

Identificar as consequências no esplendor do céu e a forma de as medir, para a saúde e para os ecossistemas, além de salientar o desperdício de mais de 30% da energia consumida, que é dispersa, refletida ou emitida para o hemisfério superior, são alguns dos objetivos de informação e sensibilização que se pretendem alcançar com este seminário, o qual pretende também ser um espaço de reflexão para a definição de estratégias para os projetistas, decisores, fabricantes, legisladores e todos os que se preocupam com o ambiente, no sentido da adoção de posturas não poluentes e eficientes na iluminação exterior.

A participação é gratuita, sendo no entanto obrigatório proceder à inscrição prévia, através do seguinte contacto: [email protected] (com indicação do nome, entidade e contactos telefónico e de e-mail).

A participação está limitada à lotação do auditório (120 lugares).

Esta iniciativa conta os apoios da Câmara Municipal de Lagos, Futurlagos e AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.

 

Programa:
9h00 | Receção e registo de inscrições
9h30 | Sessão de Abertura
10h15 | Cadastro da Iluminação Pública – Linhas estratégicas – Engº. Alberto Vanzeller
10h45 | Manual do cadastro do IP – Critérios técnicos de suporte – Drª. Sandra Cunha
11h15 – Intervalo
11h30 | Poluição Luminosa, apresentação do Manual – Eng. Luis Duarte
12h00 | Efeito da Poluição Luminosa na observação do céu estrelado – Dr. Guilherme de Almeida
12h30 | Debate

Comentários

pub