Iniciativa «JSD/Portimão Convid@» começa a pensar o papel dos Jovens nas Autárquicas 2013

Duarte Marques e Bruno Inácio, presidente da Comissão Política Nacional da JSD e secretário distrital do PSD/Algarve, foram os convidados […]

Duarte Marques e Bruno Inácio, presidente da Comissão Política Nacional da JSD e secretário distrital do PSD/Algarve, foram os convidados da primeira sessão da iniciativa «JSD/Portimão convid@», que teve lugar na sexta-feira, dia 30 de novembro, e contou com a presença de militantes de toda a região, desde Vila Real de Santo António até Lagos.

Também presente na sessão, o presidente da JSD/Algarve Eduardo Almeida salientou ter sido Duarte Marques o presidente da JSD «que mais veio e trabalhou em conjunto com o Algarve, e hoje voltou a demonstrar isso mesmo».

Eduardo Almeida acrescentou que a iniciativa «é mais um passo do grande trabalho que a JSD/Portimão tem vindo a fazer, sendo que estas atividades são importantes para chegarem o mais preparados possíveis às eleições que se aproximam».

Após uma análise transversal da sua entrada na vida autárquica, o mais jovem presidente de uma Assembleia de Freguesia do Concelho de Loulé, Bruno Inácio, lançou algumas sugestões e conselhos que foi assimilando ao longo de quase uma década de vida autárquica.

«É preciso que os jovens não tenham medo do que aí vem, que se preparem porque pelas suas capacidades merecem fazer parte das listas aos órgãos autárquicos, sendo que essas listas terão que ser lideradas pelas pessoas mais capazes e melhor preparadas e é nesse sentido que a Comissão Política Distrital do PSD/Algarve tem vindo a desenvolver esforços para que o PSD continue com a maioria das Câmaras Municipais da Região», disse.

Por seu lado, Duarte Marques, que é também deputado e membro da Assembleia Municipal de Mação, além de recordar como entrou para a vida política e consequentemente autárquica na sua terra natal, no Distrito de Santarém, reforçou a ideia de que «muito mais importante que falar é concretizar e fazer, e é isso que a JSD tem que procurar. Criar melhores propostas, fazer mais e melhor pelos jovens das suas terras porque acredito que somos capazes e que estamos preparados para dar um grande contributo nas eleições autárquicas de 2013».

«Esta dinâmica, iniciativa e criatividade que vocês têm é sinal de que estão a traçar bem o vosso caminho para dar ainda mais à vossa Cidade, e isso tem que ser realçado, porque será importante em 2013», acrescentou.

A terminar, o presidente da JSD ainda afirmou que «é muito positiva a interligação, o trabalhar em rede, que se vive em Portimão e em todo o Algarve, como se verificou hoje, quando se vem a um jantar de uma Concelhia e temos militantes de toda a região aqui presentes. Não só nesse, mas também nesse aspeto estão todos de parabéns».

Para o presidente da JSD/Portimão, Carlos Gouveia Martins, «esta atividade visa recolher ainda mais contributos para que a JSD consiga chegar o mais preparada possível às eleições que se avizinham. Não queremos fazer jantares por fazer, queremos que saiam daqui conclusões, soluções e propostas que possam ser aplicadas no nosso Programa Autárquico de Juventude para Portimão».

«Acredito que a JSD marca todos os que por ela passam, mas poucos são aqueles que conseguem marcar a história da JSD. E estou certo que o Bruno e o Duarte conseguiram essa proeza de, com todo o seu trabalho, marcar e muito a história da JSD!», acrescentou.

Carlos Gouveia Martins anunciou que, até Setembro de 2013, serão realizadas um total de três sessões, que irão contar sempre com a presença de «jovens convidados de valor e capacidades reconhecidas, cujo passado e presente na JSD e em cargos autárquicos possam trazer-nos novos conhecimentos que sirvam de contributo para que o PSD possa vir a ter a honra de presidir à Câmara Municipal de Portimão em 2013, pela primeira vez na História».

No final destes três jantares, a JSD/Portimão irá compilar todos os depoimentos recolhidos, assim como as sugestões dos convidados, de forma a anexar este material ao seu Programa Autárquico de Juventude local.

Todas as informações e conclusões serão depois entregues à Coordenadora Autárquica da JSD/Algarve, assim como ao Gabinete autárquico do PSD/Algarve.

Comentários

pub