Alte escolhe melhores janelas e varandas engalanadas na Festa de Nossa Senhora da Assunção

O Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte está a promover o concurso de janelas e varandas engalanadas na […]

O Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte está a promover o concurso de janelas e varandas engalanadas na Festa em honra de Nossa Senhora da Assunção, a ter lugar na aldeia de Alte, a 15 de agosto.

Pretende-se, com esta iniciativa, preservar uma tradição, assim como sensibilizar os altenses para outras formas de sentir e viver a sua terra.

Este concurso tem como principais objetivos o embelezamento das janelas e varandas, das ruas de Alte, onde passa (Largo da Igreja, Rua do Cabo, Rua da Praça, Rua do Prior, Largo José da Graça, Rua João de Deus, Rua dos Soromenheiros, Largo de S. Luís, Rua Poeta Cândido Guerreiro) ou de onde se avista a procissão em honra de Nossa Senhora da Assunção. A ideia é que sejam utilizadas colchas vermelhas, brancas e/ou azuis para engalanar as janelas e varandas.

Podem participar todas as pessoas que possuam ou ocupem casa nas ruas indicadas. Existem duas categorias às quais cada concorrente pode apresentar-se a concurso: janela mais engalanada e varanda mais engalanada. Cada concorrente pode participar em mais do que uma categoria e com o número de janelas e/ou varandas que entender.

A janela ou varanda a concurso deve ser visível da via pública, assim sendo, as colchas têm de estar no exterior. As colchas e outros materiais utilizados devem ser colocados nas janelas e varandas a concurso, no dia 15 de agosto, até às 15h00, e deverão ser retiradas após as 19h00.

Para efeitos de apuramento do primeiro classificado em cada categoria, será constituído um júri composto por uma técnica do Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, uma técnica do Posto de Turismo de Alte, o presidente da Junta de Freguesia de Alte, e o pároco da Igreja Matriz de Alte.

A criatividade e originalidade do conjunto apresentado, a riqueza e harmonia das cores apresentadas, a riqueza, densidade e diversidade das colchas e o enquadramento na arquitetura do edifício em causa serão os critérios de avaliação.

A cada categoria será atribuído um prémio simbólico. A divulgação dos resultados e entrega dos prémios serão efetuadas no dia 29 de agosto, durante a iniciativa “Serão com as gentes de Alte: O milho-rei da desfolhada”, no Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, às 21h00.

As inscrições são gratuitas e devem ser entregues até ao dia 10 de agosto, no Pólo Museológico de Alte.

Mais informações em www.cm-loule.pt ou através do telefone 289 478 058.

 

Comentários

pub